Topo

Blog da Redação

Rebaixamento do Grêmio em 1991 vira trending topics no Twitter

UOL Esporte

19/05/2011 11h01

No dia 19 de maio de 1991, o Grêmio escreveria uma das páginas mais dramática de sua história. Após fazer um ótimo Campeonato Brasileiro em 1990 e terminar na terceira colocação, o time gaúcho era apontado como favorito ao título do ano seguinte. No entanto, o que se viu foi bem diferente, o Grêmio terminou na 19ª posição, disputou a segundona em 1992 e só subiu por conta do tapetão.

Por conta disso, o assunto caiu na internet e virou trending topics Brasil no Twitter, chegando a ser o 2º assunto mais comentado no microblog. Na maioria, a gozação partia de torcedores colorados, que escreviam trechos da música "Parabéns pra você".

Mas a gozação não parou por ai. Alguns torcedores foram mais criativos e abusaram das brincadeiras. "Grêmio, o time gaúcho que mais ganhou a série B", "Grêmio, há 20 anos sendo a maior piada do Rio Grande do Sul", "Seu time sai da série B, mas a série B não sai de você".

No entanto, em meio a gozações, torcedores do tricolor gaúcho não se deram por vencidos e defenderam o Grêmio. A batalha dos aflitos foi lembrada por grande parte dos gremistas. "No dia que vocês ganharem um jogo com sete contra 11, já tendo defendido dois pênaltis, vocês pensam se podem falar isso".

Em 2004, o Grêmio foi rebaixado novamente. Com uma ótima campanha na Série B do ano seguinte, o time assegurou seu retorno à elite do futebol brasileiro em um dramático jogo contra o Náutico. A partida ficou conhecida como "batalha dos aflitos".

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação