Blog da Redação do UOL Esporte

Rebaixamento do Grêmio em 1991 vira trending topics no Twitter

UOL Esporte

No dia 19 de maio de 1991, o Grêmio escreveria uma das páginas mais dramática de sua história. Após fazer um ótimo Campeonato Brasileiro em 1990 e terminar na terceira colocação, o time gaúcho era apontado como favorito ao título do ano seguinte. No entanto, o que se viu foi bem diferente, o Grêmio terminou na 19ª posição, disputou a segundona em 1992 e só subiu por conta do tapetão.

Por conta disso, o assunto caiu na internet e virou trending topics Brasil no Twitter, chegando a ser o 2º assunto mais comentado no microblog. Na maioria, a gozação partia de torcedores colorados, que escreviam trechos da música “Parabéns pra você”.

Mas a gozação não parou por ai. Alguns torcedores foram mais criativos e abusaram das brincadeiras. “Grêmio, o time gaúcho que mais ganhou a série B”, “Grêmio, há 20 anos sendo a maior piada do Rio Grande do Sul”, “Seu time sai da série B, mas a série B não sai de você”.

No entanto, em meio a gozações, torcedores do tricolor gaúcho não se deram por vencidos e defenderam o Grêmio. A batalha dos aflitos foi lembrada por grande parte dos gremistas. “No dia que vocês ganharem um jogo com sete contra 11, já tendo defendido dois pênaltis, vocês pensam se podem falar isso”.

Em 2004, o Grêmio foi rebaixado novamente. Com uma ótima campanha na Série B do ano seguinte, o time assegurou seu retorno à elite do futebol brasileiro em um dramático jogo contra o Náutico. A partida ficou conhecida como “batalha dos aflitos”.

  1. schincaglia

    20/05/2011 20:50:13

    ola,meus amigos e boa noite. nos imortais temos que deixar o passado só um pouco de lado,vamos nos concentra no agora, nosso futuro no brasileirão,pedimos amigavelmente que nosso querido presidente que traga logo,eu disse logo jogadores de qualidade,eu quero sou socia,amo o triclor de paixâo e nunca vou deixa-lo,mais quero soluções agora não depois. enquanto os rebaixamentos e.......,somos forte e vamos lutar até o fim.vamos deixar a macacada falar........sâo uns idiotas que só lembram do times deles quando desputam algo interesante,sempre ficaram a nossa sombra. renato gaucho sua mara e insuportavel tu não es mais um adolescente cresce tu não es um tecnico de verdade ainda,tu presciza do gremio para se firmar e o gremio e maior que tu e a diretoria.SOU GRÊMIO.........IMORTAL........SANGUE AZUL.BOA NOITE A TODOS OS GRÊMISTAS.

  2. julia

    19/05/2011 17:51:31

    ANAPOLINA 4ahhahahahahalembram????ahuhauhauhauha"disputou a segundona em 1992 e só subiu por conta do tapetão."

  3. josé carlos

    19/05/2011 17:34:48

    Como a gremistada fala no Kidiaba, pois bem, lembram do KIDIRENAN domingo passado?Odone mestre em pisar na bola, achou maravilhoso o Kidiaba comemorando longe do Beira-Rio, e o do RANAN fazer o mesmo no OLIMPINICO? lindo né seu Odone...rrssssdá-lhe colorado!!!

  4. Alessandro Morais

    19/05/2011 16:30:30

    Msg para Voce Colorado .Nasci grande.Conquistei a América 2 vezes,Fui campeão do Mundo,Tetra da copa do Brasil,e tantos outros titulos que ganhei.. enquanto tu,caro irmão,não eras ninguém!Virei sinônimo de Raça,Força,e Superação!Sempre tive a maior torcida do Sul do País,e de fato a mais apaixonada!Mas como todo grande clube,passei por momentos ruins.Fui à série B,e não me envergonho disto.Faz parte da minha historia.Fiz da queda uma façanha.Fui ao inferno e voltei como milagre.Ganhei batalhas,fiz o impossivel,desbravei o inacreditavel.E me tornei conhecido como IMORTAL.E tu,que se gaba por nunca ter caido,passaste a vida na série A e não foste ninguem,apenas um mero coadjuvante.Não escreveu tua historia,não teve um passado de glórias.Levou 97 anos para deixar de ser apenas um clube regional. Eu,escrevi minha Gloriosa historia.Junto a minha torcida,que nunca me abandonou!Diferente da tua,que só lembra ter um clube quando tu consegue ganhar algo.Diante de tamanha grandeza,aceite que:eu fui,sou,e sempre serei o MAIOR! GFBPA

  5. Vlademir

    19/05/2011 16:26:03

    INTER - O MAIOR fiasco do futebol brasileiro de todos os tempos.MAZEMBE, lembram colorados? KIDIABÁ, lembram colorados? DANÇA com a bunda no chão, lembram colorados????inter - O MAIOR FIASCO DO FUTEBOL BRASILEIRO DE TODOS OS TEMPOS

  6. Roberto

    19/05/2011 15:07:03

    Concordo em tudo com o Jairo, muito bem escrito, Odone e cia estão conseguindo superar Duda e cia em má administração, não sei se o futuro nos reserva algo pior ainda. É duro torcer contra mas alguns bons resultados podem maquiar o momento.RENOVAÇÃO JÁ !!!!!! VAMOS TIRAR ESTES INCOMPETENTES DAÍ O QUANTO ANTES!!!!

  7. Rafael

    19/05/2011 14:20:05

    Mesmo nos altos e baixos,isso só aumentou a Imortalidade do Grêmio.E pensando bem,não foi o meu time que fez fiasco fora do país.

  8. Alexandre

    19/05/2011 13:37:56

    Eu tenho um primo meu q já quebrou vários rádios de pilha ouvindo o Grêmio perder alguma coisa, até q um dia meu pai que era colorado (eu sou gremista) disse para ele "rapaz, quando o teu salário depender das vitórias ou derrotas do teu time, aí sim comece a se preocupar... caso contrário torça, mas não distorça o sentido" eu achei muito sábias aquelas palavras, e, acredito q a rivalidade pode ser saudável, o problema é qdo se leva para o lado pessoal, desde q esse bate-boca fique somente nisso, não há nenhum problema, e VIVA O GRÊMIO !!!!

  9. luiz

    19/05/2011 12:45:29

    No dia q o grêmio vencer o Barcelona na final de um campeonato mundial com indio e fabiano eller, ceara,yarlei,rubens Cardoso...e o grande gabirú ai vem e fala de "batalha dos aflitos" só o lucas e anderson eram melhores q todo o time q o grêmio tem agora.

  10. Thiago - Bicampeão da América 2006/2010 e Campeão do Mundo FIFA 2006

    19/05/2011 12:21:44

    Bendito dia 19/05/1991!Botafogo 3 x 1 Grêmio - Estádio Caio Martins, Niterói/RJ.Gols: Pichetti (2 gols) e Vivinho para o Botafogo. Chiquinho para o Grêmio.ÃO, ÃO, ÃO SEGUNDA DIVISÃO!ÃO, ÃO, ÃO SEGUNDA DIVISÃO!

  11. Jairo

    19/05/2011 11:40:47

    Olha! sou gremista sem carteirinha. Mas meus mais de 50 anos bem vividos e, algumas vezes sofridos, por causa do time do coração, permitem-me fazer uma breve consideração. A politicagem que vem dominando o Gremio, nos últimos anos, vai levar-nos a torcer por um time da segunda divisão, novamente. São várias correntes, com vários "conchavos" que lembram os acertos feitos pelos poderes Executvos, com os Legislativos, para poderem governar. Esse pessoal não está muito preocupado com o clube ou com a torcida. Está bastante preocupado com os interesses que detém no clube. Enquanto isso nós vamos conformando-nos com Viçosas, Rodolfos, Lins, Gilsons, Borges, Hugos, Leandros, Carlos Albertos e tantos outros, permitindo que verdadeiros talentos, como Fernando, Simon, Mário Fernandes, William Magrão, entre outros tantos, sejam "fritados" e negociados a preços aviltados, atendendo interesses, não sei precisar de quem.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso