Topo

Blog da Redação

Há 28 anos, Estados Unidos de Michael Jordan vencia o Brasil para ganhar sua última medalha de ouro em Pan

UOL Esporte

26/10/2011 07h00


Crédito: AP Photo/Robert Willett

Michael Jordan , o maior jogador de basquete de todos os tempos, já disputou um Pan-Americano. Isso aconteceu em 1983, quando Caracas, na Venezuela, sediou o evento. Mais que disputar, Jordan ganhou a medalha de ouro naquele Pan e a partida decisiva foi justamente contra o Brasil.

Na época, a seleção dos EUA era formada por jogadores universitários. Além de Jordan, que atuava na Universidade da Carolina do Norte (foto), outro futuras estrelas da NBA figuravam no elenco: o armador Mark Price, o ala-pivô Sam Perkins e o ala Chris Mullin, que não chegou a competir por conta de uma fratura no pé.

[uolmais type="video" ][uolmais type="video" ]http://mais.uol.com.br/view/12215866[/uolmais]

O Brasil sentia a falta de Oscar Schimidt, que não esteve na competição, mas a equipe contava com outros jogadores de qualidade como Marcel, Guerrinha, Adílson Nascimento, Israel, Carioquinha, entre outros.

Depois de perder por 72 a 69 no início da competição, os brasileiro reencontraram os EUA em partida que valia a medalha de ouro. Aos 20 anos de idade, Jordan anotou 16 pontos e foi cestinha da equipe norte-americana, que venceu por 87 a 79. O futuro camisa 23 do Chicago Bulls terminou a competição como maior pontuador de sua seleção, com médias de 17,3 pontos por jogo.

No Pan seguinte, em 1987, contudo, a revanche foi saborosa para a seleção brasileira. A competição realizada em Indianápolis ficou marcada como a primeira derrota que os EUA sofreram no basquete dentro de seus domínios.

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação