Topo

Blog da Redação

Há 36 anos, Nádia Comaneci anotava a primeira nota 10 nos Jogos Olímpicos; veja a rotina

UOL Esporte

18/07/2012 06h04


No dia 18 de julho de 1976, a romena Nadia Comaneci escreveu seu nome na história dos Jogos Olímpicos. Aos 14 anos de idade, a atleta recebeu a primeira nota 10 das Olimpíadas por sua rotina nas barras assimétricas.

Há mais de 30 anos, alcançar a perfeição na ginástica era algo tão impensável que o placar do ginásio em Montreal, no Canadá, simplesmente não tinha espaço para quatro algarismos (10,00) e a jovem atleta posou para fotos ao lado do painel que exibia a nota 1,00.

O show da romena em terras canadenses ainda contaria com outras seis 'notas 10' nos dias seguintes de competições. No total, foram três medalhas de ouro (barras assimétricas, trave de equilíbrio e por equipes), além de uma prata e um bronze.

A inovação dos movimentos de Nadia é até hoje lembrada na ginástica. Um de seus movimentos recebeu o nome de "Comaneci salto", e é tido como um dos mais complexos da modalidade pela FIG (Federação Internacional de Ginástica). A ideia do movimento surgiu depois um erro durante práticas da ginasta ao lado do técnico Bela Karolyi.

"Um elemento que nunca foi feito antes é criado sem querer", explicou a ginasta ao jornal The Guardian. "Tentei fazer algo que já está no plano de pontuação, como um salto da barra baixa para a barra alta. Então cometi um errinho e acabei acertando o pé na barra inferior. Neste momento, Bela disse 'acho que você devia voltar pra mesma barra. Vamos ver se pode ser feito"'.

Segura de seu lugar na história e do que realizou naqueles Jogos em Montreal, Nadia brinca: "Eu não sei o que pode ser feito na lua, mas nas barras assimétricas e na trave de equilíbrio, eu sei tudo o que se pode fazer".

[uolmais type="video" ]http://mais.uol.com.br/view/12963488[/uolmais]

LEIA MAIS NO UOL ESPORTE
Mais história. Veja a página especial sobre os Jogos de Montreal-1976.
Infográfico. Comaneci capitaliza antítese de mestres e é primeira ginasta perfeita.

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação