Topo

Blog da Redação

Nome mais esquisito entre os atletas olímpicos pertence a Saeid Mohammadpourkarkaragh

UOL Esporte

05/08/2012 14h15

Saeid Mohammadpourkarkaragh compete no levantamento de peso pelo Irã na categoria até 94 kg. Seu desempenho não foi dos piores, com uma quinta posição (402 kg), cinco quilos abaixo do medalhista de bronze. Porém, o que deixou este atleta famoso não foi exatamente seu resultado em Londres, mas este curioso e impronunciável sobrenome.

Mohammadpourkarkaragh contém 21 letras, sendo apenas oito vogais, o que causa a impressão – pelo menos para nós ocidentais – de um erro de digitação ou de um datilógrafo que caiu no sono em cima do teclado. Os narradores provavelmente torcem para que o jovem seja apelidado de "Saedão", ou "Momô", afinal de contas, aos 19 anos de idade, é provável que ele ainda compareça em outras edições dos Jogos.

Pelo visto, nem os organizadores estavam prontos para tamanha graça: no site oficial dos Jogos Olímpicos, o sobrenome de Saeid simplesmente não cabe dentro do box reservado para o sobrenome dos atletas, na página oficial do evento. Sua página na Wikipedia deixa uma dica: aparentemente seu nome é Mohammadpour Karkaragh. Ou seja, alguém juntou dois sobrenomes na hora de cadastrar o esportista na competição. Seria esta mais uma gafe olímpica?

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação