Topo

Blog da Redação

Foto Histórica: Há 35 anos, Brasil de Zico e Rivellino empatava amistoso com a Inglaterra

UOL Esporte

31/05/2013 06h00

Crédito da imagem: Tony Duffy/Allsport/Getty Images

Neste domingo, Brasil e Inglaterra se enfrentam em amistoso no novo Maracanã, reformado para a Copa das Confederações deste ano e para a Copa do Mundo de 2014. As seleções tem um histórico de grandes jogos, com quatro confrontos em Copas do Mundo. No último deles, em 2002, os brasileiros eliminaram os britânicos com uma vitória por 2 a 1, de virada, e avançaram às semifinais do torneio, do qual acabariam campeões, após triunfo por 2 a 0 sobre a Alemanha na final.

Em 19 de abril de 1978, porém, as equipes se encontraram no estádio de Wembley, em Londres, para uma partida amistosa de preparação para o Mundial da Argentina, que começaria dali a dois meses – os britânicos não disputaram. Em um jogo com craques para os dois lados, os rivais empataram por 1 a 1, com Gil, do Botafogo, marcando para o Brasil e Keegan empatando para a Inglaterra.

Na Foto Histórica acima, Zico (dir) mostra aplicação na marcação e corre atrás de Tony Currie, da equipe anfitriã, durante o duelo. Na ocasião, o "Galinho" usou a camisa 8, enquanto a 10 ficou com Rivellino, craque do Fluminense.

VEJA GOLS E LANCES DE BRASIL 1 X 1 INGLATERRA, EM 1978

Naquele dia, o Brasil jogou com Leão; Zé Maria, Abel, Amaral e Edinho; Toninho Cerezo, Rivellino, Gil e Zico; Nunes (Batista) e Dirceu. O técnico era Cláudio Coutinho.

Já a Inglaterra do treinador Ron Greenwood foi a campo com Corrigan; Mills, Watson, Greenhoff e Cherry; Coppell, Currie e Keegan; Francis, Latchford e Barnes.

Após este jogo, o Brasil ainda disputouy mais cinco amistosos antes da Copa de 1978: 3 a 0 no Atlético de Madri, 3 a 0 no Peru, 0 a 0 com a seleção pernambucana, 2 a 0 na Tchecoslováquia e 2 a 2 com a seleção gaúcha.

No Mundial em terras argentinas, no entanto, a seleção canarinho acabaria com o terceiro lugar e o título de "campeã moral", após o famoso episódio da vitória por 6 a 0 da Argentina sobre o Peru, resultado que tirou a equipe verde e amarela da decisão.

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação