Topo

Blog da Redação

Grêmio comemora 30 anos do primeiro título da Libertadores

UOL Esporte

28/07/2013 06h00

Crédito das fotos: Divulgação/Flickr/Grêmio

O Grêmio comemora neste domingo o aniversário de 30 anos de sua primeira conquista da Libertadores da América. Após bater o Peñarol por 2 a 1, no Olímpico, a equipe gaúcha levantou a taça da competição.

O responsável pelo gol do título foi César, que aos 31 minutos, foi às redes desempatando o duelo. O atleta conseguiu marcar após um lindo cruzamento de Renato Gaúcho, que, mesmo sem espaço, levantou a bola na área. Como o jogo de ida havia sido 1 a 1, no Uruguai, o time fez a festa.

Durante a partida, que teve 80 mil pessoas no estádio, o Grêmio perdeu Renato Gaúcho, um dos seus principais jogadores, que foi expulso. Nos minutos finais do duelo, o artilheiro gremista recebeu o vermelho em uma confusão generalizada que também teve a exclusão de Ramos.

Caio comemora o gol do título

O Peñarol chegava naquela decisão como o atual campeão da Libertadores e mais três conquistas do torneio em sua bagagem.

A vitória contra os uruguaios coroou uma campanha que teve confrontos contra Flamengo, Blooming e Bolívar, ainda na fase de grupos, e Estudiantes e América de Cali, nas semifinais. A campanha teve oito vitórias, três empates e uma derrota.

O Grêmio entrou em campo naquele dia com: Mazaropi, Baidek, De León, Paulo Roberto, China, Casemiro, Renato, Osvaldo, Caio, Tita e Tarciso. O técnico era Valdir Espinosa

Depois daquela conquista, a torcida do Grêmio ainda comemoraria no fim do ano o título de campeão Mundial após vencer o Hamburgo por 2 a 1.

Na Libertadores, o Grêmio só voltaria a festejar um título em 1995.Contra o Atlético Nacional, da Colômbia, o time se tornou bicampeão da América do Sul.

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação