Topo

Blog da Redação

Espanha segue regra da Fifa e será "monocromática" na Copa-2014

UOL Esporte

13/11/2013 11h29

es

Crédito: Divulgação/Adidas

Não é uma regra escrita, mas será mais clara do que nunca em gramados brasileiros: a Fifa recomenda que as seleções adversárias não entrem com peças de uniforme da mesma cor em jogos oficiais e, por esta razão, combinações nunca antes vistas de camisas, calções e meiões serão utilizados na Copa do Mundo de 2014.

Nesta quarta-feira, a Adidas lançou oficialmente os uniformes de cinco seleções que estarão no Mundial e foi possível ver que  recomendação da Fifa foi seguida à risca: a Espanha, por exemplo, abandonou os calções azuis e usará inédito uniforme completamente vermelho.

adidas2 (1)

Crédito: Divulgação/Federação Espanhola

Essa medida já foi vista na Copa das Confederações, disputada em junho no Brasil, competição na qual foi possível observar algumas seleções usando combinações "bizarras" de uniformes.

RELEMBRE: REGRA DA FIFA CRIA UNIFORMES BIZARROS PARA SELEÇÕES

  • A seleção brasileira tem, como uniforme número um, a combinação camisa amarela, calção azul e meias brancas. Mas pouco entrou assim em campo na Copa das Confederações.O México, oficialmente, tem como combinação principal a camisa verde junto ao calção branco e o meião vermelho. Também não pôde utilizá-la no Brasil.E qual a razão disso? Uma determinação da Fifa, que parece que ainda vive na era dos televisores em preto e branco e força contrastes desnecessários na era das televisões modernas, com a desculpa de que facilita a identificação dos torcedores.

Em Copas do Mundo, a tendência surgiu em 2006, quando a França, por exemplo, atuou contra o Brasil, nas quartas de final, toda de branco, quando sua tradicional combinação de camisa azul, calção branco e meiões vermelhos não traria nenhuma confusão com o uniforme canarinho do Brasil.

A Alemanha já havia lançado, em evento na última terça, seu novo uniforme. Assim como a Espanha, ele também será inédito no Brasil – a equipe tricampeã do mundo abandonou os calções pretos e jogará toda de branco.

ALEMANHA USA ÔNIBUS DOS ANOS 50 PARA APRESENTAR UNIFORME DA COPA

  • A Alemanha mostrou, nesta terça-feira, o uniforme que usará na Copa do Mundo do Brasil. E o lançamento do uniforme aconteceu em um evento curioso: os modelos foram Thomas Mueller, do Bayern de Munique, e Julian Draxler, do Schalke, que passearam por Munique a bordo de um ônibus dos anos 50 e distribuíram camisas para quem se aproximava.O uniforme mostrado foi o de mandante, branco com uma faixa vermelha no peito. O uniforme anterior era completamente branco, com detalhes em preto. Outra novidade é a confirmação dos calções brancos (antes eram pretos), atendendo pedido da Fifa,que prefere seleções usando cor única.

Outras seleções que tiveram seus uniformes para 2014 anunciados pela Adidas também trarão mudanças. A Colômbia não usará calções azuis e meiões vermelhos, optando pela manutenção da camisa amarela, só que agora acompanhada de calções meiões brancos.

colo

Crédito: Divulgação/Adidas

O Japão continuará a tendência dos últimos anos e atuará todo de azul. Vale lembrar que, antigamente, o país usava cações brancos com a camisa azul.

japao

Crédito: Divulgação/Adidas

Já a Rússia voltará a usar o grená em todas as peças, largando o tradicional vermelho.

russia

Crédito: Divulgação/Adidas

Você, internauta do UOL Esporte,  concorda com a imposição da Fifa, que acaba por encerrar a tradição no uniforme de diversas seleções? Deixe seu comentário abaixo.

VOTE: QUAL O UNIFORME MAIS BONITO ENTRE AS SELEÇÕES?

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação