Topo

Blog da Redação

Argentinos se revoltam com música dos jogadores alemães e falam em racismo

UOL Esporte

15/07/2014 12h32


Recebidos por mais de 500 mil pessoas em Berlim, os jogadores da Alemanha tiveram uma festa gigantesca para comemorar a conquista da Copa ao voltarem para casa. Mas uma música cantada por alguns jogadores em cima do palco está revoltando os argentinos, derrotados pelo time de Joachim Löw na final. O Olé, principal diário esportivo do país, e alguns internautas acusam os alemães de racistas.

Klose, Götze (com microfones), Schurrle e Kroos estão entre os jogadores que cantam a música sobre os "gauchos", expressão comum usada por argentinos e uruguaios. "Nós somos os gauchos, e os gauchos andam assim", cantam os jogadores, caminhando agachados. Em seguida, o verso muda para "Nós somos os alemães, e os alemães andam assim" e eles passam a caminhar eretos, felizes e pulando (veja o vídeo acima).

"Cargada de raza", manchetou o Olé, em expressão que pode ser traduzida como "Carregada de raça" e também como "Provocação de Raça". "Os alemães, segundo eles, olham de cima. São outra raça…", diz o texto.

oleReprodução/Olé

No Twitter, a música também causou repercussão negativa, como mostram as mensagens abaixo:

twitterPelo menos nós temos os #gauchos e não os campos de concentração

twitter2Um torcedor fazer isso já é grave. Um jogador profissional é pior ainda pelo que representa

twitter3Schürrle, obrigada por destruir o último pedacinho de crença no "cosmopolitanismo alemão" com a performance dos #gauchos, obrigada

twitter4Pelo menos nós temos os #gauchos e não o holocausto

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação