Topo

Blog da Redação

Os 10 games mais toscos que você não conseguia parar de jogar

UOL Esporte

20/11/2014 06h00

Quem gosta de games guarda, com carinho, os jogos responsáveis pela sua entrada no mundo das competições virtuais. No caso do UOL Esporte, esses primeiros jogos foram lançados na década de 80 e 90, são de esporte e, precisamos admitir, são toscos. Mas, apostamos: quem jogou, se divertiu. E muito.

Decathlon

Capture61[1]

Esse é o clássico dos controles quebrados. Lembra do joystick tradicional do Atari? Aquele quadradinho, com um pino no meio e um botão no canto? Você deve imaginar que aquele direcional não foi feito para aguentar movimentos bruscos para frente e para trás. O problema é que o Decatlhon exigia justamente isso. Em todas as provas. Incluindo a final, os 1500 metros, em que você precisava ficar quase quatro minutos fazendo o mesmo movimento, o mais rápido que conseguisse. O pior: era divertido…

Enduro

enduro-atari-noite[1]

Seu pai jogava. Seu tio jogava. Você não jogou, mas deveria ter jogado, porque Enduro era quase um rito de passagem para a geração que nasceu nos anos 70 e 80. Naquela época, se o gráfico lembrava, mesmo que muito de longe, um carrinho, era genial. E você ainda tinha de desviar dos rivais, para ir ganhando posições e chegar ao final. E, como um enduro de respeito, era longo: quando chegava a noite, e você só conseguia ver as luzinhas dos faróis, era hora de colocar a faca nos dentes, abrir o olho e se concentrar para não bater mais.

Jogos de Verão (California Games)

cali[1]

Esportes alternativos nem sempre fazem sucesso. Mas com Jogos de Verão (California Games no original), a diversão era o que mais importava. Você podia andar na orla de patins, desviando de sorvetes, tentar a sorte no half pipe com o letreiro de Hollywood ao fundo, escapar do tubarão no surfe, acertar a gaivota nas embaixadinhas ndo footbag, ser abduzido por um UFO no frisbee ou quebrar o pescoço ao final do BMX. Enfim, um jogo tosco, daqueles que a gente adora…

Lakers x Celtics

lakers-vs-celtics-05[1]

Os games de basquete começaram com esse joguinho, que usava a grande rivalidade da NBA para colocar o esporte no mundo virtual. Lançado em 1989, foi o primeiro a conseguir uma licensa da NBA e tinha os jogadores de verdade, como Magic Johnson, Larry Bird, Karren Abdul-Jabbar… O game teve outras versões, como a Bulls vs. Blazers.

Shaq Fu

maxresdefault[1]

Mais recente, Shaq Fu entra na lista por suas bizarrices. Primeiro, ele une Shaquille O'Neal, superpivo da NBA, com kung-fu. Segundo, é um game no estilo Street Fighter, com personagens muito alternativos (Shaq luta, por exemplo, com uma mulher gato, com direito a rabo e tudo…). A introdução tem uma história sem pé nem cabeça (Shaq está andando pela cidade, em dia de final, e resolve entrar em uma academia de kung fu, de onde é transportado para uma outra divisão para salvar um garoto). Os comandos eram ruins, os gráficos, simples, o som, mal acabado. Mesmo assim, fez sucesso e vai ter uma nova versão, que deve ser lançada no ano que vem.

Super Futebol 2 – World Cup Italia 90

WCgames-1990-world-cup-italia-90[1]

Um game de futebol em que era preciso usar muito a imaginação para conseguir ver chutes, passes e cabeçadas era perfeito para a Copa do Mundo da Itália, em que os times apresentaram um nível de jogo dos mais sofríveis da história dos mundiais. Quando um jogador passava a ser comandado pelo usuário, ele ganhava um rabinho. Parecia mais um pássaro do que um jogador de futebol. É um palpite, mas não é isso que os brasileiros imaginam ao chamar a seleção de canarinho… (Nota da redação: o autor deste post acha necessário deixar registrado que o jogo era muito legal. E que difícil mesmo era ganhar a Copa com a China. Ele conseguiu algumas vezes o feito)

Super Volleyball

megadrive_f_038[1]

Olha só: imagine a quadra de vôlei como uma linha e jogadores só andam para a frente e para trás. Divertido? Muito… O joguinho de Mega Drive era simples demais, mas exigia dos gamers agilidade para apertar o botão no momento certo para fazer a recepção, o levantamento e o ataque. O mais legal? Dava para usar o Jornada nas Estrelas do Bernard para sacar.

Road Rash

roadrash-1[1]

Lembra do Enduro, ali em cima? O Road Rash é uma versão quase X-rated. Pelo menos no mundo dos games de antigamente… A mecânica é a mesma. Um motoqueiro disputando uma corrida, desviando dos carros que aparecem pela frente. O detalhe: você podia brigar com os outros competidores, com socos ou chutes, várias vezes era jogado para longe da moto e ainda voltava correndo para a corrida, sob o risco de ser atropelado. Só chegar ao final era um desafia e tanto…

Elifoot 98

Elifoot_98_02[1]

Gráficos não querem dizer nada. É possível se divertir muito apenas olhando letras, quadrados coloridos e números. Quem já jogou Elifoot, o pai dos games de managers, sabe disso. Criado em 87 pelo portuga André Elias, era uma planilha de Excel colorida. Mas você podia comprar e vender jogadores, subir e descer de divisão, ganhar títulos ou dar vexame. E, sabe o que é mais legal? O jogo existe até hoje e o visual é o mesmo…

Mega Man Soccer

32055-239952-MMSoccerjpg-620x[1]

Mais um game de futebol, que entra na lista muito mais pelo inusitado do que pela jogabilidade, algo que todos os outros têm de sobra. Mas, admita: você jogaria um game em que, com um chute, você destrói todos os adversários que entram na frente, certo? (e quando dizemos destrói, é literal: os robôs caíam aos pedaços ao serem atingidos).

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação