Topo

Blog da Redação

Acha a F-1 legal? Tem corridas bem mais loucas que você deveria conhecer

UOL Esporte

27/02/2015 08h47

Autobol

Já imaginou um jogo de futebol disputado por carros? Pois esse esporte existiu. O Autobol foi criado em 1970, por Mario Tourinho, então médico do América.

Três anos depois foi oficializado como esporte e surgiu até o campeonato carioca da modalidade. As equipes carregavam os nomes dos maiores clubes de futebol carioca, para atrair o público, e as partidas aconteciam quando os gramados dos estádios eram trocados, para não prejudicar a grama. Era o Autobol de várzea.

Com 4 ou 5 carros em campo, o esporte chegou a levar milhares de pessoas aos estádios fluminenses nos anos em que existiu. Mas 1974, por causa da crise internacional do petróleo, o governo militar proibiu esportes automobilísticos e o Autobol acabou. Deixou os estádios, entrou para história.

 

Corrida de salto alto

Corridas de mulheres de salto alto é mais comum do que se imagina. Tem na Rússia, na Alemanha, na Eslovênia e já aconteceu no Brasil.

Aqui, a Fórmula Salto ganhou vida no programa Brothers, que foi ao ar entre 2008 e 2010 na RedeTV e era apresentado pelos irmãos Supla e João Suplicy.

Em Berlim,  a corrida é de 100m e vale 10 mil euros, e o salto tem que ter pelo menos 7cm de altura. Enquanto na Rússia a corrida tem 50m e a vencedora sai com 3 mil dólares.

Na Eslovênia, as mulheres tem de correr 100m com saltos de no mínimo 8 cm. Mas já houve edições em que homens também participaram da competição. A vencedora leva mil euros.

 

Corrida carregando a mulher

Parece inacreditável, mas existe um campeonato mundial de corrida de homens que carregam suas mulheres. O objetivo do "Wife Crryng" é percorrer um determinado percurso cheio de obstáculos, como piscinas e barreiras, no menor tempo possível.

Embora hoje a corrida carregando a mulher já tenha se espalhado pelo mundo, a modalidade nasceu em 1992 na Finlândia, onde o campeonato mundial é disputado até hoje. A premiação? Cerveja. E a quantidade depende do peso da mulher.

 

Corrida de camelo

Outra modalidade exótica que faz sucesso é a corrida de camelos. E costuma fazer parte do calendário dos países em que acontece. Afinal, o uso desses animais resistentes e temperamentais está enraizado em diversas culturas de países

No Quênia, a corrida de camelos tem 10km, ocorre todo ano e dura três dias. O evento une amadores e profissionais de dezenas de países e se junta a festas tradicionais. Mas a modalide não é exclusividade do país africano.

Na Austrália, em pleno deserto, a corrida de camelos também é tradicional e ocorre em Alice Springs. São cinco corridas no mesmo dia, que termina com o concurso da Miss Camelo após a competição. E advinha a comida tradicional? Espetinho de camelo.

 

Corrida de peladões de capacete

Usando apenas capacete. É como dezenas de pessoas correm o percurso da "Nake Run", a corrida de peladões durante o festival Zwarte Cross, realizado na cidade de Lichtenvoorde, na Holanda.

O evento acontece anualmente no fim agosto e lembra a prisão de membros da banda de rock punk Pussy Riot, entre elas Yekaterina Samutsevich, que foram detidas após um protesto contra Wladimir Putin, presidente da Rússia, em 2012.

 

Corrida de demolição

A Corrida de Demolição é um evento completamente maluco que já se tornou tradição nos festivais do Condado Fair, nos EUA. As regras variam de acordo com o evento, mas lógica é simples: o último piloto cujo carro ainda esteja funcionando se consagra o vencedor.

Até que reste apenas um carro funcionando, todos vão se chocando entre si num circuito oval, que ao fim da corrida parece mais um cemitério de carros que um autódromo. Normalmente, os vidros dos carros são retirados para evitar maiores acidentes eé proibido bater na porta do morotista.

 

Corrida de burro

Outro corrida maluca que faz sucesso em vários lugares do mundo é a de burro. Ela já aconteceu na Irlanda, na Croácia, no Paquistão, na Jamaica e, claro, no Brasil, onde o animal é muito utilizado como meio de transporte e carga em alguns estados.

As regras da modalidade variam de acordo com o local em que é disputada. Há corridas que acontecem só com burros e outras com charretes puxadas pelos orelhudos. Mas uma coisa é comum a todas elas. A diversão é garantida com muitas quedas, coices e empacadas.

 

Corrida de Papai Noel

O Papai Noel, figura folclórica em diversas culturas ocidentais, tem que entregar o maior número de presentes no menor tempo possível no Natal. Afinal, nenhuma criança bem comportada deveria ficar sem presente. Para isso, ele tem que ser rápido.

Tudo bem que ele costuma usar trenós e renas. Mas já imaginou se tivesse que correr a pé? Inspirada nessa ideia, é que a corrida de Papai Noel acontece em vários lugares do Brasil, como em Goías e São Paulo e já se tornou um evento tradicional.

 

Corrida de trailer

A "Trailer Race" é uma das corridas mais animadas que existe. A modalidade acontece tradicionalmente nos EUA, durante o Orange Race Speedyway, um circuito oval que conta com diferentes modalidades de automobilismo.

A corrida dos trailers se caracteriza pelas batidas dos automóveis e pelos carros exóticos, que podem puxar trailers, botes e outros reboques.

 

Corrida no Empire State

Se você é daquelas pessoas que tem preguiça de subir alguns poucos lances de escada, essa corrida vai ser difícil de compreender. Mas a Corrida no Empire State já se tornou parte do calendário da cidade de Nova York.

O Empire State Bulding, um dos prédios mais famosos dos EUA, é palco de uma corrida de escadas. Isso mesmo: os corredores tem que correr verticalmente, subindo os 86 andares da construção que contabiliza nada menos que 1576 degraus. O percurso costuma ser completado em pouco mais de 10 minutos.

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação