Topo

Blog da Redação

Ele foi expulso por racismo, mas jura só ter instruído seu jogador

UOL Esporte

28/04/2015 16h34

tecnico-juvenal-brandao-foi-expulso-de-uma-partida-em-portugal-por-um-falso-caso-de-racismo-1430249563576_300x420

"Hugo, não sobe, se junte ao Preto e fique". Quem ouve uma frase dessas, provavelmente ao menos desconfiará de se tratar de uma sentença com cunho racista. E foi essa dúvida que causou uma baita polêmica durante uma partida das divisões menores do Campeonato Português, entre Valadares e Aliados Lordelo.

O autor da frase foi o técnico do Aliados Lordelo, Juvenal Brandão. Imediatamente, o treinador foi avisado pelo auxiliar: "mestre, nunca mais diga isso, é racismo". Antes mesmo de o comandante se explicar, o árbitro João Martins o expulsou de campo.

"No início, nem havia percebido. Mas aí, me caiu a ficha, porque o atacante do Valadares, o René, é de raça negra. Tentei explicar que Preto era o nome do meu jogador, mas, de repente, vejo o árbitro correndo em minha direção e me expulsando", justificou o treinador, em declarações publicadas pelo jornal português "Jornal de Notícias".

A explicação do treinador tem sentido, já que o zagueiro do Aliados Lordelo se chama Ricardo Preto. "Nunca pensei que fosse me acontecer uma coisa dessas. Tinha acabado de colocar um jogador que não está acostumado com a posição. Ele é zagueiro e tive que colocá-lo de lateral-direito. Em vez de ele defender, estava subindo (ao ataque). Então eu gritei 'Hugo, não sobe, se junte ao Preto e fique'".

Indignado com a expulsão, Juvenal Brandão afirmou que entrará com um recurso para que a decisão seja alterada. No fim das contas, seu time acabou vencendo a partida por 2 a 1.

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação