Topo

Blog da Redação

Dez jogos que fizeram história antes do domínio Fifa/PES

UOL Esporte

15/09/2015 06h00

FIFA e PES são os principais jogos de futebol atualmente e seus lançamentos estão sempre cercados de muita expectativa. Mas antes de a dupla dominar o mercado, outros games fizeram história no Brasil e pelo mundo. Lembre dez desses jogos na lista abaixo:

World Soccer (Master System)game world soccerUm dos primeiros jogos de futebol feitos para videogame, o World Soccer oferecia apenas oito times: Brasil, Argentina, Alemanha Ocidental, França, Itália, Grã-Bretanha (e não Inglaterra), Japão e Estados Unidos (os últimos dois mais por questões mercadológicas que futebolísticas). A partida acontecia com uma música agitada e não tinha narração. Não existia passe rasteiro. E as comemorações de gol pareciam mais um trovão do que gritos da torcida.

Nintendo World Cup (Game Boy)game nintendo world cupLançado em 1990, o jogo para Game Boy também era muito simples. Cada time tinha apenas quatro jogadores. O número de seleções à disposição era maior: 13, incluindo uma africana, Camarões. Os jogadores tinham nomes fictícios e podiam ser substituídos. Os brasileiros, por exemplo, se chamavam Alam, Bruno, Costa, Ellio, Janio, João, Silva e Thao (?). O desenho de cada jogador também mudava. Os espanhóis, por exemplo, jogavam de chapéu.

International Super Star Soccergame international super starUm clássico que consagrou o maior artilheiro do futebol virtual: Allejo. Foi um dos principais títulos de games na segunda metade da década de 1990. Fez muito sucesso no Super Nintendo e também estava disponível para outras plataformas. Carretilhas e gols de bicicleta ficaram famosos entre seus fãs.

Super Mario Strikers (Gamecube)
game mario
Mario, Luigi e sua turma também entraram no futebol com o Super Mario Strikers, conhecido na Europa ocmo Mario Smash Football. Era um jogo de futsal, mas que fugia bastante do esporte: bananas e cascos de tartaruga apareciam como obstáculos durante as partidas, no melhor estilo Super Mario Kart.

Championship Managergame managerEssa série fez muito sucesso entre os fãs que jogavam pelo computador. No CM, como ficou popularmente conhecido no Brasil, o jogador fazia as funções de técnico e dirigente, contratando atletas, escalando a equipe e fazendo alterações estratégicas.

Super Kick Off (Game Gear)game super kick offEsse jogo para Game Gear, também do início dos anos 1990, tinha alguns avanços como a possibilidade de escolher seleções e clubes, mudar a tática de cada equipe e 11 jogadores de cada lado. Sua principal característica, no entanto, era a câmera aérea central, única opção. Os passes e chutes faziam o mesmo barulho de uma espada jedi.

Eric Cantona Football Challenge ou Striker (Super Nintendo)game eric cantonaO jogo lançado em 1992 estava disponível para diferentes consoles, mas fez mais sucesso no Super Nintendo. Sua jogabilidade era muito melhor em relação aos antecessores: maior velocidade, mais dribles e jogadas diferentes. A lista de times era grande, e além de mexer na tática era possível escolher a estratégia (ofensiva, defensiva, etc). Nos EUA, seu nome era "World Soccer 94: Road to Glory".

Actua Soccer (Playstation)game actua soccerA série de quatro jogos chegou ao mercado entre 1995 e 1999. Foi um dos primeiros games de futebol a ter gráficos 3D. A câmera aérea que se movia em diferentes ângulos com a bola rolando foi outra novidade na época, assim como a possibilidade de criar até 128 times. Os nomes reais dos jogadores agradaram o mercado.

Adidas Power Soccer (Playstation)game adidas power soccerO game de 1996 fez sucesso pela sua jogabilidade. O maior repertório de lances e os replays automáticos das principais jogadas fizeram a festa dos fãs, principalmente entre os usuários do Playstation.

Michael Owen's WLS (Nintendo 64)game telefootTambém foi lançado com os nomes "Mia Hamm 64 Soccer" e Telefoot Soccer 2000, mas chegou ao mercado quando outros títulos mais tradicionais já faziam sucesso. Teve mais espaço na Europa e nos Estados Unidos.

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação