Topo

Blog da Redação

O futebol uniu o Sudão. Ao menos por 90 minutos

UOL Esporte

27/11/2015 14h07

Jogadores do Sudão e Sudão do Sul

Sudão e Sudão do Sul vivem em um conflito internacional que vai desde antes a independência deste último, em 2011. A região sul nasceu como nação com inúmeros problemas sociais, e que se agravaram com a guerra deflagrada pela indefinição no estabelecimento das fronteiras entre os dois países, que vivem uma intensa disputa por regiões ricas em petróleo. Imagine o que aconteceria em um confronto futebolístico entre Sudão e Sudão do Sul. E eles se enfrentaram nesta semana.

O jogo foi válido pela fase de grupos da Copa CECAFA, torneio para seleções da África central e oriental – a mais antiga competição de seleções em disputa na África. Antes do duelo, os jogadores das duas equipes tiraram históricas fotos confraternizando, em um símbolo de que o futebol pode, sim, servir para amenizar as relações entre eles.

A partida terminou 0 a 0 e quem se deu bem foi o "jovem" Sudão do Sul. O time venceu Malauí por 2 a 0, nesta sexta, e confirmou a classificação para as quartas-de-final na liderança da chave. Campanha para confirmar o histórico ano dos sudaneses do sul no esporte, com as suas três primeiras vitórias desde o estabelecimento da seleção. Motivo para sorrir. E minimizar, ao menos até o derradeiro apito, as mazelas que atingem o país.

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação