Topo

Blog da Redação

Arrancada ‘do inferno’ e tombo feio fizeram essa corredora virar famosa

UOL Esporte

04/05/2016 06h00

Phil Healy não é uma atleta profissional, não estará nas Olimpíadas do Rio e não tem vitórias em grandes eventos. Mesmo assim, ela ficou conhecida mundialmente por um feito na pista de atletismo. Um feito e duas manchetes: seu desempenho fenomenal no revezamento 4x400m rasos e o tombo que levou assim que cruzou a linha de chegada em primeiro lugar.

As duas cenas impressionam. Ao pegar o bastão para fechar o revezamento para sua universidade, a UCC, Healy estava em quinto lugar. A líder aparecia muito distante. Mas na última curva, Healy apareceu "de algum lugar do inferno", segundo a narradora do evento, e começou a superar suas adversárias.

Faltando apenas três passadas para o fim da prova, ela conseguiu assumir a liderança. Uma recuperação incrível. Mas a comemoração dela foi atrapalhada por sua própria passada: no auge do esforço, Healy tropeçou assim que cruzou a linha de chegada e voou em direção ao chão, batendo o rosto na pista.

"Foi um mergulho na linha de chegada, mas só sofri alguns cortes. Eu me recuperei imediatamente. Meu rosto ficou um pouco machucado, mas tudo bem", comentou a velocista depois da prova válida por um torneio universitário da Irlanda.

Phil Healy, de 21 anos, estuda enfermagem e nunca tinha corrido um revezamento 4x400m. Sua especialidade são os 200m rasos, e ela havia disputado a final dessa categoria apenas 20 minutos antes, quando suas amigas pediram para que completasse o time do revezamento.

"Eu não queria a pressão de ter que deixar o time em uma boa posição, então pedi para ser a última. Meu objetivo era manter a colocação em que recebesse o bastão e talvez ganhar uma ou duas posições. Então eu consegui uma reação muito rápida", completou Healy, heroína por um dia em sua faculdade e estrela mundial: o vídeo da prova tem mais de 2,5 milhões de visualizações em menos de 20 dias.

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação