Topo

Blog da Redação

Gigante russo que assustava rivais no boxe vira apresentador infantil na TV

UOL Esporte

27/07/2016 06h00

valuevReprodução/Instagram

O russo Nikolay Valuev entrava no ringue passando por cima das cordas, e não entre elas, como os outros lutadores. Com 2,13 m e 150 kg, ele é o maior campeão de boxe de todos os tempos – em tamanho, mesmo. Foram 50 vitórias em 53 lutas, sendo 34 por nocaute, que renderam o apelido de "Besta do Oriente". Por isso, quando ele anunciou seu novo projeto, muitos fãs acharam que era mentira.

A partir de agosto, Valuev será apresentador do programa "Boa Noite, Crianças", no ar desde 1964 na Rússia. "Quando era pequeno, nem podia imaginar que um dia estaria no meu programa favorito", anunciou o ex-pugilista de 42 anos no Instagram. Desde os tempos da União Soviética, a atração segue o mesmo formato: uma figura pública tem uma conversa educativa com dois fantoches antes de anunciar um desenho e desejar boa noite às crianças ao som de uma canção de ninar.

0,,16183802-EX,00Valuev na vitória contra Holyfield: diferença de quase 30 cm de altura (Reuters)

Não será a primeira vez que o gigante russo irá se aventurar nas telas. Desde 2001, ele já participou de oito filmes, geralmente interpretando papeis de assassinos, seguranças ou prisioneiros. Agora, será responsável por dar boa noite às crianças russas. Estranho? Para quem acompanhou a trajetória dele no esporte, nem tanto.

Valuev se aposentou dos ringues em 2009, depois de perder o título para o britânico David Haye. Antes da luta, ouviu todo tipo de xingamento do rival, que o chamou até de "zumbi fedido". O russo reagiu com a maior educação possível: "É importante se comportar com boas maneiras, ainda mais se estiver aos olhos do público. Temos uma responsabilidade, especialmente com as crianças. Na Rússia, muitos garotos e garotas prestam atenção no que eu digo. Precisamos dar exemplo".

Boxing-016Valuev na derrota para Haye: classe ao responder provocações (Reuters)

Não à toa, depois que deixou o esporte, Valuev investiu na política. Desde 2011, ocupa uma cadeira no parlamento russo. Nas horas vagas, além de pescar e caçar, seu hobby favorito é a leitura. "De Tolstoi e Tchekhov na escola, encontrei um tipo diferente de literatura a cada década. Tive meu período de Conan Doyle, outro período de HG Wells". Além de tudo, costuma presentear sua mulher Galina com poesias feitas por ele mesmo.

Ninguém melhor, portanto, para dar boa noite às crianças. É como se o "Shrek" virasse "Um Tira no Jardim de Infância". Em um bate-papo com internautas na semana passada, Valuev respondeu a centenas de perguntas, e uma delas foi esta: "Há um ditado de que poderíamos ficar contemplando infinitamente o mar, o fogo e as estrelas. O que você adicionaria a esta lista?". Ele escreveu: "Assistir às crianças brincando".

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação