Topo

Blog da Redação

Gol! Comemorações mostram salto evolutivo nos gráficos de Fifa desde 94

UOL Esporte

29/09/2016 06h00

fifa

O gol é o momento mais emocionante de qualquer partida de futebol. Nos videogames que têm o esporte como tema, não é diferente. Com a evolução da tecnologia no mercado do entretenimento eletrônico, os títulos de franquias como Fifa se tornaram complexos simuladores, cada vez mais realistas. Mas, não foi sempre assim, não é mesmo?

Nos primeiros Fifa, ainda não existiam acordos para licenciamento dos times, nomes de jogadores e os gráficos passavam longe do realismo atual. Nessa época, a comemoração de gols era fortemente inspirada em um gesto que Pelé ajudou a popularizar e gravar nas mentes dos fãs de futebol: o soco no ar. Confira a celebração de um gol do primeiro jogo da série, Fifa International Soccer:

Por muitos anos, a limitação de gráficos não permitiu que a série investisse em celebrações mais parecidas com a realidade dos boleiros. Basta conferir essas comemorações da seleção inglesa no game Fifa 99. Dá para acreditar que alguém comemore um gol desse jeito?

Evolução do gol

Atualmente, os games da franquia oferecem um cardápio rico em comemorações. O game incorporou momentos históricos de várias épocas: o gesto do atacante Bebeto ao ninar um bebê na Copa de 94, o braço estendido com punho fechado de Sócrates e até o "calma, eu estou aqui", popularizado por Cristiano Ronaldo.

Se você quiser aprender a celebrar como um verdadeiro craque no simulador de futebol, não perca o tutorial que o UOL Esporte preparou com os principais atalhos para quem acabou de marcar e quer "sair por abraço" com estilo.

O youTuber Benny Mendes aproveitou a chegada da versão demo de Fifa 17 para publicar uma compilação da evolução das comemorações de gols desde Fifa International Soccer até os dias atuais. Assista:

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação