Topo

Blog da Redação

Três dicas para fazer seus amigos virarem fregueses no PES 2017

UOL Esporte

17/10/2016 06h00

pes-falta

A cada nova edição dos simuladores de futebol, os games ficam mais realistas. Em Pro Evolution Soccer 2017, a história não é diferente, a desenvolvedora Konami otimizou a Fox Engine para deixar o game com maior fluidez, incrementou o sistema de domínio da bola e também investiu na precisão dos passes e batidas na bola.

Uma das situações mais comentadas nas redes sociais é que, com esse realismo todo, fica mais difícil marcar seus gols no game. Para ajudar quem acabou de chegar no game a estufar as redes, o UOL Esporte preparou três dicas essenciais para entender e aproveitar ao máximo as novidades em PES 2017.

Como aproveitar bem as faltas

Uma bola parada bem executada pode facilitar e muito sua vida nas partidas de PES 2017. Uma das formas de surpreender as defesas é bater faltas rasteiras, com força. Para fazer o movimento, é bem simples: mire, deixe o botão analógico esquerdo L para baixo e use o botão de chute (quadrado no PlayStation e X no Xbox). Deixe a barra encher quase completamente para ter força suficiente.

Para bater faltas por cima da barreira, há uma pegadinha. Depois de mirar, você precisa mover o analógico esquerdo para cima e dar um leve toque no botão de chute. Para bater faltas com curva, você aponta o L para o lado desejado e carrega a barra de força do chute com o botão X no Xbox ou quadrado no PlayStation.

Uma forma de enganar a barreira e o goleiro é fingir que vai bater na bola, mas fazer uma finta. Para usar esse recurso no Xbox, selecione LB + X + rapidamente o A e, então, o botão X novamente até a barra ficar no ponto de força desejado. No PlayStation, a sequência é semelhante: selecione L1 + quadrado + rapidamente o X e, então, o quadrado novamente.

Capriche na defesa

Outra boa dica para fazer gols é interceptar os passes de seus adversários. Para conseguir fazer uma "blitz" no campo do time rival, use o menu de estilos defensivos. Com poucas alterações, já é possível pressionar a saída de bola dos zagueiros do seu adversário (usando a opção pressão frontal ou Frontline Pressure, por exemplo) e forçar o chutão ou erro do seu oponente.

Ainda é possível escolher qual a faixa de campo na qual será usado esse tipo de marcação ou o grau de agressividade dos botes de seus jogadores. Vale lembrar que um time que marca pressão por uma faixa muito extensa de campo tende a ter atletas cansados com mais facilidade no decorrer da partida.

Outra dica é usar o menu de instruções avançadas para escolher entre situações de marcação específicas, de acordo com o time que você vai enfrentar. Mas, a recomendação é testar bem os menus anteriores antes de se arriscar nos modos avançados.

Partir para o tudo ou nada

O PES 2017 conta com uma barra de mentalidade que equilibra ataque e defesa no seu time. Dependendo de como você configura essas opções táticas, seus jogadores vão responder em campo. Em jogos que você precisa fazer o resultado, um dos seus zagueiros pode, por exemplo, subir ao ataque e aparecer como elementos surpresa.

Para administrar essa visão tática, você acessa o menu de opções de suporte ou deixar essa mentalidade em moto automático. Assim, seu time vai ir para cima quando precisar do resultado sem que você precise pausar o game. Outra opção disponível nesse menu é fazer substituições de forma automática, conforme as situações de jogo e o nível de desgaste dos seus jogadores.

Para ajustar essa mentalidade de forma manual, selecione L2 + ↑ (LB + ↑, no Xbox) para ativar o modo de ataque 1 ou L2 + ↓ (LB + ↓, no Xbox) para ativar a configuração de ataque 2. Para ativar uma mentalidade defensiva 1 e 2, use os comandos: L2 + ← ou L2 + →. Vale lembrar que o ideal é fazer essas mudanças táticas com a bola fora de jogo, para não prejudicar nenhum lance com a bola rolando.

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação