Topo

Blog da Redação

7 vezes em que a tecnologia falhou na arbitragem

UOL Esporte

27/10/2016 06h00

A CBF deve começar a usar imagens de TV para ajudar nas decisões dos juízes a partir de 2017, mas será que as reclamações vão acabar? No tênis, no vôlei e nos esportes americanos, há casos em que a tecnologia atrapalhou, causou polêmica e quase causou erros graves da arbitragem:

1. Vacilo olímpico

01
Na primeira fase do vôlei masculino na Rio-2016, o Brasil perdeu para os Estados Unidos com direito a um equívoco grave da arbitragem. Bernardinho pediu desafio por invasão de rede, mas o sistema exibiu outro lance que não tinha nada a ver. O juiz nem reparou e deu ponto para os Estados Unidos, apesar das reclamações dos brasileiros, que terminariam com a medalha de ouro.

 

2. Contrariando a imagem

02
No Grand Prix de vôlei feminino do ano passado, o Brasil venceu a Alemanha no Ginásio do Ibirapuera com uma ajudinha do desafio eletrônico, que considerou que esta bola não bateu no bloqueio brasileiro, apesar da imagem deixar claro que houve o toque.

 

3. Desafio do desafio

fognini
Na primeira rodada do Aberto dos EUA do ano passado, o italiano Fabio Fognini enfrentava o norte-americano Steve Johnson quando pediu o desafio. O resultado foi a confusão da imagem acima: o "Hawk-Eye" mostrou bola do italiano, mas com a legenda dizendo que foi fora. Fognini, que já é meio esquentadinho, ficou bem irritado, mas acabou ganhando o ponto. "Parecia que ele estava dormindo na cadeira", disse ele sobre a indecisão do árbitro.

 

4. Bug no sistema

03
Esta imagem de um desafio na partida entre Ferrero e Santoro no torneio de Wimbledon em 2009 foi postada no Youtube, e é possível ouvir as risadas dos espectadores diante do equívoco.

 

5. Errata do desafio

04
No Aberto dos EUA de 2007, a russa Alla Kudryavtseva sacou dentro contra a tcheca Nicole Vaidisova, que desafiou. O replay mostrou bola dentro, mas disse que foi fora. Depois das reclamações da russa, o árbitro passou um rádio e logo veio uma nova imagem em que o "out" foi substituído por "in". Tudo certo no final.

 

6. Até no hurling

06
O hurling é um esporte praticado na Irlanda que mistura hóquei com futebol americano. A liga de lá permite o desafio eletrônico para jogadas polêmicas utilizando a mesma tecnologia "Hawk-Eye" do tênis. E o erro aconteceu novamente: a imagem mostrou que a bola do Limerick entrou, mas concluiu que foi fora. O Limerick saiu prejudicado e acabou perdendo o jogo.

 

7. "Fail Mary"

07
Assim ficou conhecido o jogo entre Green Bay Packers e Seattle Seahawks pela NFL em 2012. Os Packers venciam por 12 a 7 quando, na última jogada, o quarterback dos Seahawks, Russell Wilson, mandou aquele passe que é conhecido como "Hail Mary" – ou "Ave Maria", a última tentativa de ganhar um jogo. A bola sobrevoou a end zone, onde vários jogadores se amontoavam para pegá-la. Na recepção, a bola foi dividida entre dois jogadores, um de cada time. O árbitro conferiu no vídeo e marcou touchdown, dando a vitória aos Seahawks. Mas a decisão foi muito contestada: a imagem deu a entender que houve interceptação, o que manteria o placar a favor dos Packers. Para agravar a polêmica, o lance foi decidido por um árbitro substituto, já que os principais estavam em greve naquela temporada.

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação