Topo

Blog da Redação

15 nomes sempre especulados por times brasileiros que (quase) nunca acertam

UOL Esporte

17/11/2016 06h00

Com a temporada chegando ao fim, as atenções se voltam para o mercado da bola e as especulações sobre quem chega e quem sai de cada clube. Nas últimas janelas de transferência, certos nomes vêm sendo repetidos como possíveis reforços para o futebol brasileiro, mas na maioria das vezes ficam só na promessa: só três dos 15 dessa lista voltaram em algum momento. Será que algum deles vai finalmente desembarcar no Brasil desta vez?

1. Felipe Melo

Luca Bruno/AP

O interesse de clubes como São Paulo, Cruzeiro, Corinthians e Flamengo em contratá-lo vem desde o tempo em que ele jogava no Galatasaray, em 2011. Flamenguista, é sempre cotado para retornar ao clube. O volante voltou a ser especulado no futebol brasileiro, mas pode ter que aceitar uma redução salarial para deixar a Internazionale. Seu nome já voltou a ser comentado no São Paulo.

 

2. Thiago Neves

Divulgação/Al-Jazira

Palmeiras, Vasco, São Paulo e Grêmio estão de olho no meia que está no Al-Jazira, dos Emirados Árabes, e fora do país desde 2013. Há um ano, ele era especulado no Flamengo e no Fluminense. Em julho, o Atlético-MG tentou contratá-lo, sem sucesso. Agora é o Vasco quem tenta contratá-lo. Desde que saiu pela primeira vez pra jogar fora, em 2008, retornou 3 vezes via empréstimos, duas para o Flu e uma para o Flamengo.

 

3. Darío Conca

Ding Ting

Quando deixou o Fluminense no fim de 2014, o meia argentino foi apontado como possível reforço de Corinthians, São Paulo e Palmeiras. Acabou voltando para a China, onde joga no Shanghai SIPG. Antes de renovar seu contrato com o time chinês, chegou a ser alvo de interesse do Flamengo. Por enquanto seu nome não foi ventilado por nenhum clube brasileiro. Foi um dos poucos que pelo menos chegaram a voltar. Depois de deixar o Flu em 2011, regressou em 2014.

 

4. Luiz Adriano

Giuseppe Cacace/AFP

O atacante campeão do mundo pelo Internacional está cotado para entrar na lista de dispensas do Milan na próxima janela. Em 2014, ainda no Shakhtar, seu nome chegou a ser especulado no Palmeiras, e o próprio Internacional também se interessou em repatriá-lo. Já são nove anos fora do país sem voltar.

 

5. Everton Ribeiro

Divulgação

Especulado no Palmeiras e no Flamengo para a próxima temporada, o craque do Brasileirão de 2013 e 2014 também já foi alvo do São Paulo no começo do ano. Desde 2015, o meia-atacante joga no Al-Ahli, dos Emirados Árabes. Ele já falou que não jogará no Brasil em 2017.

 

6. Santiago Silva

Washington Alves/Reuters

O atacante uruguaio conhecido como "El Tanque" foi especulado no Flamengo depois de ajudar o Boca Juniors a eliminar o Fluminense na Libertadores de 2012. No ano passado, quase foi para o Vasco, e também chegou a ser oferecido ao América-MG. Mas, aos 35 anos, segue no Banfield, da Argentina, sem voltar ao Brasil, onde jogou no Corinthians em 2002.

 

7. Montillo

Rivaldo Gomes/Folhapress

Em 2014, quando Tardelli foi para a China, Montillo foi especulado no Galo como moeda de troca, mas afirmou que não jogaria no rival do Cruzeiro, seu ex-clube. Recentemente, postou uma foto do filho com a camisa do Flamengo e alimentou rumores, mas o próprio Cruzeiro também está de olho em trazer de volta o meia do Shandong Luneng.

 

8. Téo Gutierrez

Andre Penner/AP

O primeiro time a demonstrar interesse no atacante colombiano foi o Palmeiras, em 2013. Depois, veio o Corinthians, que queria contratá-lo para substituir Guerrero, em 2015. No começo do ano, o Inter esteve próximo de trazer o jogador, mas ele acabou acertando com o Rosario Central, da Argentina.

 

9. Julio Cesar

Jamie McDonald/Getty Images

O goleiro da seleção brasileira na última Copa do Mundo foi especulado como reforço do Palmeiras e do São Paulo em 2013. No ano seguinte, logo antes do Mundial, o Flamengo tentou a repatriação do goleiro, mas ele acabou acertando com o Benfica.

 

10. Luisão

Rafael Marchante/Reuters

O zagueiro do Benfica já foi apontado como possível reforço do Cruzeiro neste ano e também esteve próximo de acertar com o Palmeiras no final do ano passado, mas o clube português exigiu um valor muito alto para liberá-lo.

 

11. Cléber

Divulgação/Hamburgo

O zagueiro que se destacou no Corinthians em 2013 não se firmou no Hamburgo e chegou a negociar um retorno ao Brasil no final do ano passado. Corinthians e Flamengo estavam entre os interessados, mas a negociação não vingou.

 

12. Leandro Castán

Divulgação/Torino

Depois de ser oferecido ao São Paulo no meio do ano passado, o zagueiro do Torino foi especulado no Palmeiras e no Fluminense, mas já disse que, se voltar ao Brasil, a prioridade é o Corinthians, onde foi campeão da Libertadores.

 

13. Rômulo

Reuters

Desde que deixou o Vasco para jogar no Spartak Moscou, o volante tem sido cotado como reforço de clubes brasileiros. Internacional, Flamengo e São Paulo já se interessaram, mas ele continua no clube russo.

 

14. Taison

Mowa Press

Convocado recentemente por Tite, o atacante já esteve na mira de Internacional, Flamengo, Vasco e Palmeiras, mas segue no Shakhtar Donetsk desde 2013 e há seis anos fora do Brasil.

 

15. Nilmar

Flavio Florido/UOL

O queridinho das janelas de transferências do Brasil chegou a concretizar uma das muitas especulações envolvendo seu nome em 2014, quando acertou com o Inter após uma novela de dois anos e defendeu o clube por menos de um ano. Desde então, já foi apontado como possível reforço de Atlético-MG, Cruzeiro e do São Paulo, último clube a demonstrar interesse no atacante do Al-Nasr, dos Emirados Árabes. Depois do início de sua aventura no futebol do Oriente Médio, em 2012, ainda chegou a jogar pelo Inter, em 2015.

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação