Topo

Blog da Redação

Sabia que esses 7 clubes campeões brasileiros nunca venceram a Copinha?

UOL Esporte

19/01/2017 06h00

Nacional, Juventus, América de Rio Preto, Marília e Roma Barueri estão entre os times que conquistaram a Copa São Paulo de futebol júnior. Título que outros clubes mais tradicionais ainda não conseguiram depois de 47 edições do torneio. Veja a seguir os 7 campeões brasileiros que nunca levantaram o troféu da Copinha:

PALMEIRAS

Célio Messias/AE

O maior campeão brasileiro participou de duas finais da Copinha: perdeu para o Corinthians em 1970 e para o Santo André em 2003. Em 1995, a Federação Paulista organizou a 2ª Supercopa São Paulo, com a participação de campeões e vices dos anos anteriores. O Palmeiras ficou com o título ao vencer o São Paulo em uma decisão marcada por pancadaria e morte de um torcedor são-paulino no Pacaembu.

 

GRÊMIO

Divulgação

A única vez em que o Grêmio chegou à final da Copinha foi em 1991. Perdeu para a Portuguesa por 4 a 0. A vingança viria cinco anos depois, mas na final do Campeonato Brasileiro. Nesta edição, foi eliminado pelo Mirassol.

 

BOTAFOGO

Divulgação

A primeira final da Copinha entre times do Rio de Janeiro foi em 1971, na terceira edição do torneio. O Fluminense derrotou o Botafogo nos pênaltis. O alvinegro ficou longe das decisões desde então.

 

BAHIA

Célio Messias/AE

Primeiro clube do Nordeste a participar da Copinha, em 1972, o Bahia também é o que mais chegou perto do título. Em 2011, alcançou a final, mas foi derrotado pelo Flamengo por 2 a 1. Em 2013, eliminou o Corinthians e chegou até a semi.

 

SPORT

Williams Aguiar/Sport Club do Recife

Williams Aguiar/Sport Club do Recife

Algoz do Palmeiras na atual edição da Copinha, o Sport fez sua melhor campanha no torneio em 2016, quando chegou às quartas de final.

 

CORITIBA

Divulgação

O campeão brasileiro de 1985 nunca chegou à final da Copinha, mas vem batendo na trave. Alcançou as semifinais duas vezes, em 2004 e 2012.

 

ATLÉTICO-PR

Fabio Wosniak/Site Oficial

Fabio Wosniak/Site Oficial

O Furacão já chegou em duas semifinais e também disputou a decisão de 2009, quando perdeu para o Corinthians por 2 a 1. Os únicos times do Sul a vencerem a Copinha são Internacional e Figueirense.

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação