Topo

Blog da Redação

Qual foi o grande momento do seu time no Maracanã?

UOL Esporte

16/06/2017 06h00

O "Templo do Futebol" está completando 67 anos, e não são apenas os times cariocas que têm grandes histórias lá dentro. Você lembra qual foi o maior jogo do seu time no Maracanã?

CORINTHIANS

Getty Images

Foi o último clube a comemorar um título mundial no estádio. Assim como na semifinal contra o Fluminense, em 1976, a torcida do Corinthians voltou a "invadir" o Maracanã na decisão contra o Vasco e viu o time ser campeão nos pênaltis.

 

SANTOS

Reprodução

O Maracanã era a segunda casa do time de Pelé. Foi lá que o Santos comemorou o título mundial de 1963 após bater o Milan por 1 a 0 – mesmo sem poder contar com seu principal jogador, que estava lesionado.

 

PALMEIRAS

Acervo Folhapress

Os palmeirenses conquistaram dois títulos que se tornaram muito relevante anos depois: a Copa Rio de 1951, contra a Juventus, e a Taça Brasil de 1967, na final contra o Náutico. A Copa Rio foi reconhecida pela Fifa anos depois como um torneio de âmbito mundial e a Taça Brasil foi chancelada pela CBF com o mesmo valor de um título brasileiro.

 

SÃO PAULO

Site Oficial/saopaulofc.net

O tricolor paulista também já venceu uma final no Maracanã, e com direito a goleada por 4 a 1 sobre o Botafogo no jogo de ida da decisão do Rio-São Paulo de 2001.

 

ATLÉTICO-MG

Arquivo Folha

O Maracanã ficou lotado de botafoguenses na final do Campeonato Brasileiro de 1971, mas Dadá Maravilha silenciou o estádio com a cabeçada certeira que deu o título para o Galo.

 

CRUZEIRO


Na final da Copa do Brasil de 2003, Alex silenciou a torcida do Flamengo com um golaço de letra. Fernando Baiano empatou nos acréscimos, mas o Cruzeiro saiu do Rio com a vantagem e conquistou o título no jogo da volta, em Minas.

 

INTERNACIONAL

Reprodução/Terceiro Tempo

Mais de 97 mil torcedores foram ao Maracanã ver a "Máquina Tricolor" comandada por Rivellino jogar contra o Internacional na semifinal do Campeonato Brasileiro de 1975. Só que a festa foi colorada: Lula e Carpegiani decretaram a vitória por 2 a 0 e a classificação para a final – o Inter venceria o Cruzeiro e conquistaria seu 1º título. Na decisão de 1979, o Inter voltou a se dar bem no estádio, desta vez contra o Vasco: 2 a 0 no jogo de ida.

 

GRÊMIO


Quando Romário fez 2 a 1 para o Flamengo no jogo decisivo da Copa do Brasil de 1997 contra o Grêmio, mais de 90 mil rubro-negros cantavam "ah, eu tô maluco!". Só que, aos 34 minutos do segundo tempo, Carlos Miguel empatou. O título ficou com os gremistas, que, mesmo em menor número, responderam com "ah, eu sou gaúcho!".

 

CORITIBA

Folhapress

Uma final emocionante contra o Bangu no Maracanã marcou a primeira conquista do Coritiba no Brasileirão, em 1985. Depois do empate por 1 a 1, a decisão foi para os pênaltis. Os dois times acertaram as cinco primeiras cobranças. Ado, do Bangu, errou a sexta, e Gomes mandou para as redes para decretar o título coxa-branca.

 

BAHIA

Arquivo pessoal/Léo Briglia

Depois de vencer o Santos de Pelé na Vila Belmiro, o Bahia perdeu em casa o segundo jogo da final do Campeonato Brasileiro de 1959. O título seria decidido em um jogo extra no Maracanã. O Santos não contava com Pelé, mas abriu o placar com Coutinho. Mas o Bahia venceu de virada por 3 a 1 e conquistou de forma épica o seu primeiro título nacional.

 

VITÓRIA

Reprodução/Youtube

Foi só um empate, e o Maracanã nem estava lotado. Mas os torcedores do Vitória não esquecem aquele 1 a 1 contra o Flamengo em 1993, que assegurou a classificação para a final do Campeonato Brasileiro pela primeira vez na história. O gol do time baiano foi marcado por Roberto Cavalo, e o elenco ainda tinha Dida, Vampeta e Alex Alves.

 

FLUMINENSE

Site oficial do Fluminense

Entre tantos momentos de glória do Fluminense no Maracanã, um dos mais marcantes foi a final do Carioca de 1995 contra o Flamengo de Romário, com direito a gol de barriga de Renato Gaúcho. O rubro-negro tinha a vantagem do empate, mas o gol histórico aos 42 minutos do segundo tempo deu o título aos tricolores.

 

BOTAFOGO

Botafogo.com.br

Além do gol de Dimba contra o Vasco e o jogo de ida da final de 1995 contra o Santos, o Botafogo ergueu no Maracanã seu único título internacional, a Copa Conmebol de 1993 conquistada nos pênaltis contra o Peñarol.

 

VASCO


Três dos quatro títulos brasileiros do Vasco foram conquistados em finais no Maracanã: 1974, 1997 e 2000. Só que um dos jogos mais marcantes nem foi uma decisão. A vitória sobre o Flamengo que assegurou a classificação para a final do Brasileiro em 1997 teve uma atuação histórica de Edmundo, que fez três gols na goleada por 4 a 1.

 

FLAMENGO


Os títulos brasileiros de 1980, 1983, 1987, 1992 e 2009 foram comemorados em jogos no Maracanã, que também recebeu o jogo de ida da final da Libertadores de 1981, com vitória rubro-negra sobre o Cobreloa por 2 a 1. Mas o jogo épico que será sempre lembrado pelos flamenguistas é a final do Carioca de 2001, com o golaço de falta de Petkovic que deu o tricampeonato sobre o Vasco.

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação