Topo

Blog da Redação

15 curiosidades que talvez você não saiba sobre Zidane

UOL Esporte

23/06/2017 06h00

Filho de pais argelinos, Zinedine Yazid Zidane nasceu no dia 23 de junho de 1972 em um subúrbio de Marselha, no sul da França. Aos 45 anos, ele tem muito a comemorar no dia do seu aniversário: depois de uma carreira quase perfeita como jogador, ele vem de uma temporada quase perfeita como técnico do Real Madrid. Mais uma vez, mostrou que tem estrela. Fora de campo, porém, prefere trocar o brilho pela discrição. É por isso que nem todo mundo conhece essas curiosidades sobre ele:

1. A influência da mulher

Reuters

Zidane conheceu a bailarina Véronique em 1989 e está casado com ela há 25 anos. Na época em que saiu da Juventus para jogar no Real Madrid, ele justificou a escolha alegando que a família não estava bem em Turim e sua mulher gostaria de voltar à Espanha, sua terra de origem. Assim começou a história vitoriosa de Zidane em Madri.

 

2. Careca convicto

Reuters

Depois de ganhar a Copa, Zidane começou a perder cabelo. Na final de 1998 contra o Brasil, ele já estava ficando careca. Na época, ele não mostrou muita preocupação ao ser questionado sobre a calvície iminente: "Minha mulher me ama desse jeito, então não tem problema".

 

3. Ídolo sul-americano

Reprodução/Instagram

Zidane e Véronique têm quatro filhos: Enzo, Luca, Theo e Elyaz. Todos eles jogam na base do Real Madrid. Enzo (foto), o mais velho, chegou a ser relacionado para a final da Liga dos Campeões contra a Juventus. Ele foi batizado em homenagem a um ídolo de Zidane no futebol: o ex-meia uruguaio Enzo Francescoli.

 

4. Torcia para o Barça

Reprodução/Youtube

Quando foi apresentado na Juventus, em 1996, Zidane fez a seguinte declaração em uma entrevista: "Quando criança, torcia para a Juventus na Itália e para o Barcelona na Espanha". O clube catalão também estava na briga para contratá-lo, mas acabou desistindo da negociação com o Bordeaux.

 

5. Copa do Mundo de papel alumínio

Reprodução

Na infância, Zidane costumava organizar Copas do Mundo imaginárias com os amigos do bairro em Marselha. Os vencedores ganhavam um troféu feito de papel alumínio, além de algumas moedas de 10 ou 20 centavos que os garotos apostavam para dar mais graça à competição. Anos mais tarde, Zidane ganharia uma Copa de verdade.

 

6. Prazer, Yazid

EPA

O apelido mais conhecido é Zizou, mas quando tinha 14 anos e jogava no Septèmes-les-Vallons, clube do norte de Marselha, só atendia por Yazid, seu nome do meio. Para os íntimos, ele era o "Yaz". Depois de ser contratado pelo Cannes, passou a ser Zidane. Depois que ficou famoso, virou Zizou.

 

7. Pixotada da sorte

Serge Haouzi/Nice-Matin

Uma falha na zaga que dá o gol ao time adversário pode ser considerada imperdoável para um olheiro que está observando novos talentos. Não foi o caso de Jean Varraud (foto), o homem responsável por descobrir Zidane. O jovem "Yazid" foi escalado como líbero, fora de sua posição. E, ao tentar driblar um atacante, perdeu a bola e seu time sofreu o gol. O lance chamou a atenção de Varraud, que notou algo diferente na habilidade daquele garoto com a bola. Dias depois, Varraud ofereceu a Zidane um período de testes no Cannes.

 

8. Faxina para acalmar

Marcel Vicenti/UOL

A comissão técnica do Cannes logo percebeu que precisaria fazer Zidane canalizar sua raiva para o jogo. Ele tinha dado um soco em um adversário que fez piada sobre suas origens. Como punição, Zidane foi obrigado a trabalhar na limpeza das instalações do clube, até se acalmar. Mas o temperamento explosivo o acompanhou por toda a carreira.

 

9. Primeiro gol, primeiro carro

Reprodução

Em 1989, com apenas 16 anos, Zidane fez sua estreia no time profissional do Cannes. O presidente do clube, Alain Pedretti, fez uma promessa ao jovem: quando fizesse seu primeiro gol, ganharia um carro. Demorou dois anos até que Zidane finalmente balançasse as redes pela primeira vez, em uma vitória sobre o Nantes. Aos 18 anos, ele então ganhou o seu primeiro carro: um Renault Clio.

 

10. À prova de lesões

Reuters

A partir do momento em que se firmou como titular do Cannes, Zidane nunca jogaria menos de 25 partidas em cada uma das 16 temporadas disputadas ao longo de sua carreira. Resumindo: ele era cascudo. Lesões não chegaram a ser um problema na sua trajetória como jogador. Na Copa de 2002, ele entrou em campo mesmo com uma contusão na coxa.

 

11. Rejeitado na Inglaterra

Getty Images

O Blackburn Rovers, hoje na terceira divisão, seria campeão inglês em 1995, época em que Zidane começava a se destacar no Bordeaux. Para reforçar o clube na metade da temporada, o técnico Kenny Dalglish tentou contratar o meia francês. Mas o diretor Jack Walker se recusou a prosseguir com a negociação: "Por que contratar Zidane se temos Tim Sherwood?". Bem, depois disso, o Blackburn conquistou o título. Mas Zidane provou estar anos-luz à frente de Tim Sherwood (foto).

 

12. Poliglota

AFP

Zidane aprendeu a falar outras quatro línguas além do francês: espanhol, italiano, inglês e também o berbere, idioma da região de Cabília, norte da Argélia, onde nasceram os seus pais.

 

13. Religioso, mas não muito

AFP

Ele já chegou a ser eleito um dos dez maiores atletas islâmicos de todos os tempos, mas sua religiosidade é bem discreta. Ele se descreve como um "islâmico não-praticante", o que não o impede de rezar antes dos jogos.

 

14. Tema de música


Em 2014, viralizou no Youtube o clipe da música "Zinedine Zidane", do grupo australiano Vaudeville Smash. A letra cita o nome de vários astros do futebol, e no refrão diz que nenhum deles foi maior do que Zidane. Se você ainda não viu, vale a pena dar uma olhada…

 

15. Tema de filme

Divulgação

O documentário francês "Zidane: Um Retrato do Século 21" foi lançado em 2006 e segue os passos do craque durante um jogo entre Real Madrid e Villarreal pelo Campeonato Espanhol em 2005. Foram usadas 17 câmeras sincronizadas para acompanhar os movimentos do jogador durante a partida, mas sua atuação acabou terminando mais cedo… Ele foi expulso por causa de uma confusão nos minutos finais. Desfecho perfeito para um filme sobre Zidane.

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação