Topo

Blog da Redação

Jornal inclui jogador de polo em lista de "homossexuais mais influentes"

UOL Esporte

24/06/2017 14h22

O jogador de polo aquático Víctor Gutiérrez, 26, foi o único atleta incluído pelo jornal espanhol "El Mundo" incluído em uma lista dos 50 homossexuais mais influentes do país. Presente em seleções nacionais desde os 18 anos, ficou com a 45ª posição no ranking liderado pelo jurista Fernando Grande-Marlaska – o cineasta Pedro Almodóvar foi o segundo colocado.

Gutiérrez assumiu ser homossexual em maio de 2016, em uma entrevista à revista espanhola "Shangay". Meses depois, representou a seleção de seu país nos Jogos Olímpicos disputados no Rio de Janeiro.

"Minha família sabe que sou gay e meus amigos também. Agora estou fora do armário em meu ambiente", disse Gutiérrez à publicação. "Estou vivendo minha sexualidade de uma forma tão positiva que achei que tinha a responsabilidade de compartilhar com todos. Quase não há atletas que dizem que são gays, mas na minha experiência as pessoas têm mudado o jeito de se relacionar com isso", completou.

Na época, Gutiérrez disse que havia conhecido uma série de jogadores de polo aquático homossexuais, mas todos os que falavam abertamente sobre o assunto pararam antes do profissionalismo: "As coisas seriam mais fáceis se grandes figuras do esporte dessem um passo adiante. É possível influenciar a opinião de milhares de pessoas".

Além do jogador, o ranking do jornal "El Mundo" tem a jornalista esportiva Paloma del Río na 42ª posição. Ela é a narradora espanhola que mais trabalhou em Jogos Olímpicos.

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação