Topo

Blog da Redação

PES 2018 x Fifa 18: quais são as principais diferenças nos simuladores de futebol

UOL Esporte

01/07/2017 04h00

Os dois games de futebol mais famosos do mundo ganham novas edições em setembro. PES 2018 será lançado no dia 12 de setembro, enquanto Fifa 18 estará disponível a partir do dia 21 do mesmo mês. No entanto, as franquias rivais devem apostar em propostas diferentes para agradar seus seguidores.

Enquanto Fifa traz mais realismo, PES deve pegar forte pela diversão nas partidas – tanto que tem como "jogador especial" o velocista jamaicano Usain Bolt. Saiba tudo sobre os dois games:

Fifa 18, evolução do Frostbite

Desenvolvido com base na poderosa engine Frostbite, Fifa 18 é uma evolução do game atual, trazendo ainda mais realismo para as partidas. O game apresenta um salto de jogabilidade que impressionou os críticos que tiveram contato com as versões de demonstração da edição da temporada 2017/2018.

Além de novos controles de jogadores e estilos de equipe, o game também promete fazer com que os jogadores sejam transportados para os momentos dramáticos e sensacionais do esporte por meio da atmosfera das partidas. A abordagem realista do game tem um parceiro bastante famoso: Cristiano Ronaldo teve seus movimentos capturados e virou o garoto-propaganda de Fifa 18.

(Crédito: Divulgação)

O modo história, A Jornada, também está de volta. Neste capítulo, o jovem fenômeno Alex Hunter pode estar se transferindo de clube. Já o modo mais adorado do game, Fifa Ultimate Team, tem uma novidade expressiva: a chegada dos FUT Ídolos, jogadores lendários que chegam para PS4, Xbox One e PC. A lista tem nomes de peso: Ronaldo, Pelé, Diego Maradona, Thierry Henry e o lendário goleiro Lev Yashin.

PES, Bolt e domínio de bola

A Konami afirma que a nova edição do game traz mais de 20 mil componentes reformulados, que incluem a reprodução com fidelidade dos gramados, túneis e áreas ao redor dos estádios. O game parece tomar uma abordagem mais "descompromissada", ou seja, mais focada no entretenimento dos jogadores do que na busca pela perfeição como simulador de futebol.

Esse foco no "entorno" do campo é confirmado pelo modo Master League, o mais famoso da franquia. Em PES 2018, os jogadores poderão disputar campeonatos de pré-temporada, há um novo sistema de negociação de jogadores e serão dadas entrevistas antes do jogo e na passagem pelos vestiários.

Na parte de jogabilidade, o game traz a implementação do sistema Real Touch+, que permite aos jogadores dominar e tocar a bola utilizando diversas partes do corpo como o peito, a cabeça e as pernas, de acordo com o ritmo e altura em que a bola é recebida. A forma de cobrança de pênalti também foi reformulada na íntegra.

(Crédito: Divulgação)

A individualidade de movimento, forma de chute e passe de cada jogador também está mais próxima da realidade, graças à captura da ação dos jogadores. Ainda assim, o que mais chama a atenção no novo PES é seu garoto propaganda. Enquanto a EA Sports fechou uma parceria com o craque da seleção portuguesa, a japonesa Konami resolveu inovar e terá o velocista Usain Bolt como atleta no modo myClub, no qual o jogador monta seu próprio time do zero.

Confira o trailer de apresentação do corredor jamaicano, embaixador do game:

E você, pretende abrir a sua carteira para qual desses dois games?

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação