Topo

Blog da Redação

Funk, MPB e até cumbia: 15 craques que foram homenageados com músicas

UOL Esporte

15/07/2017 04h00

O que faz um jogador de futebol inspirar a composição de uma música em sua homenagem? Pode ser pelos gols, pelos títulos, sua história pessoal ou simplesmente a chegada a um novo clube. Uma coisa é certa: não é para qualquer um:

1. Ronaldo

Dylan Martinez/Reuters


Marcelo D2 lançou esta música em homenagem ao Fenômeno em 2006, a pedido do próprio jogador. Não deu muita sorte naquela Copa, mas fez sucesso e é lembrada até hoje.

 

2. Zico

Agência O Globo


Jorge Ben Jor dedicou algumas de suas letras à paixão pelo Flamengo, e não poderia faltar uma homenagem ao grande ídolo do clube. A música está no clássico disco "África Brasil", de 1976.

 

3. Fio Maravilha

Reprodução


Talvez a mais conhecida música brasileira sobre um jogador de futebol, foi lançada por Jorge Ben Jor em 1972 para homenagear o folclórico atacante do Flamengo, que virou xodó da torcida apesar de sua fama de perder gols feitos.

 

4. Zidane

AFP


O grupo australiano Vaudeville Smash lançou esta música em 2014: a letra cita o nome de vários jogadores famosos, até que o refrão diz que nenhum deles foi maior do que Zidane.

 

5. Petkovic


Chegamos ao farto universo dos funks de homenagem a boleiros, e um dos mais conhecidos é este do MC K9, graças a um refrão simples e extremamente pegajoso: "é o Pet, é o Pet, é o Pet…"

 

6. Adriano


Depois de voltar ao Flamengo e ajudar a conquistar o Brasileirão de 2009, o Imperador ganhou esta homenagem do MC WF. "Sou mais feliz na favela do que lá no exterior", diz um dos versos.

 

7. Guerrero


Ele nem tinha estreado com a camisa rubro-negra quando ganhou este funk em sua homenagem. Na verdade, foi uma adaptação feita pelo MC G3 a uma de suas músicas, "O General Chegou". A versão com Guerrero acabou fazendo mais sucesso.

 

8. Luis Fabiano


Outro que foi homenagedo pelo simples fato de ter sido contratado pelo Vasco. A letra do MC Charles soa como uma resposta ao funk do Guerrero: "o caô só começou". O mesmo funkeiro já escreveu músicas para outros jogadores que fizeram sucesso no Vasco, como Nenê, Edmundo e Alecsandro.

 

9. Ricardo Oliveira


O atacante do Santos estava em sua melhor fase quando insporou o funk "Coração na Chuteira", feito por MC Mira, no começo de 2016.

 

10. Ronaldinho Gaúcho


Em ritmo tipicamente gauchesco, a música "Guri Bom de Bola", sobre Ronaldinho Gaúcho, foi escrita por Fábio Vargas, do grupo Tchê Garotos, e está em um CD da Rádio Gaúcha em homenagem ao Grêmio.

 

11. Neymar


Este pagode de Maurício Maluquinho é a musica mais conhecida sobre o craque, que também ganhou uma homenagem mais recente do funkeiro João Brasil:

 

12. Gabriel Jesus


O atacante ainda estava se recuperando da lesão quando gravou este clipe com MC Nego Blue. Mesmo de muletas, ele dançou o funk em sua homenagem.

 

13. Messi


A lista de músicas argentinas que homenageiam o craque é longa… Esta cumbia do grupo Mundo Guyi é uma das mais representativas.

 

14. Cristiano Ronaldo


A homenagem ao craque português veio do Brasil, de autoria do MC Charles – aquele mesmo do funk do Fabuloso.

 

15. Romário


Em tom de brincadeira, o humorista Tom Cavalcante escreveu esta música sobre o Baixinho. Pelo título, já dá pra sentir o tom: "Treinar Pra Quê?".

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação