Topo

Blog da Redação

Onze coisas que você sente saudade e que Paulinho do Vasco não viveu

UOL Esporte

26/07/2017 04h00

Chegou o momento que todos temiam. Pessoas que nasceram nos anos 2000 começaram a entrar na faculdade, jogar profissionalmente. Tem até quem já fez gol no Campeonato Brasileiro.

O atacante Paulinho, do Vasco, é o responsável pela marca. Ele foi às redes duas vezes contra o Atlético-MG, pelo Vasco, e se tornou o primeiro jogador a nascer nos anos 2000 a fazer gols no torneio.

Mas Paulinho tem uma desvantagem em relação a você. Tem muita coisa que você viveu antes dos anos 2000 que o atacante não vivenciou.

Relembre coisas aconteceram antes de Paulinho

Corinthians sem Mundial?



As pessoas discutem bastante sobre o primeiro título mundial do Corinthians, conquistado em 2000, nos pênaltis contra o Vasco. A realidade é que essa discussão não existia antes do nascimento do jogador. Você podia provocar seu amigo corintiano falando do tema. O time nunca havia sido campeão do mundo, muito menos da Libertadores.

Messi ou Cristiano Ronaldo?



O planeta ainda não tinha sido invadido por Messi e Cristiano Ronaldo. Então, existia uma chance de um brasileiro ser melhor do mundo. Aliás, o Brasil dominava bem o prêmio dado pela Fifa. Romário, Rivaldo e Ronaldo colocou o país no posto antes dos anos 2000. Depois disso, só Ronaldinho, duas vezes, e Kaká conseguiram repetir o feito em 17 anos.

Kichute

Lançado durante a Copa de 1970, o tênis esteve no pé de boa parte dos brasileiros que se arriscaram a jogar bola, com direito a amarrar o cadarço na canela. Não foi assim que o vascaíno começou a jogar bola.

E-sports?

Esqueça esse papo de jogar Counter Strike com o seu amigos. Disputar torneios de League of Legends. Antes de Paulinho, a diversão no computador era um pouco mais raiz. Era na paciência em que a grande ousadia estava em trocar o layout das cartas.

Programa comandado por cachorro?



Era isso. Esqueça a Fátima Bernardes no Encontro ou qualquer outro programa que está acostumado a ver antes da hora do almoço. Eram cachorros que ocupavam boa parte da manhã das pessoas na televisão. Pelo menos foi assim com a TV Colosso entre 1993 e 1997.

Guia de ruas



Se você não sabe onde fica um lugar, o GPS ou qualquer outro aplicativo de trânsito te ajuda. Ok, eu sabemos que Paulinho não tem idade nem para dirigir ainda, mas há quem use GPS até para andar a pé pelas ruas. Então, antigamente era mais trabalhoso, precisava encontrar a rua, um guia, saber onde virar à direita, à esquerda. Ficou mais fácil.

Discman



A gente poderia ir mais longe? Poderia. Provavelmente se você der um aparelho desse na mão do atacante do Vasco, ele não saberá utilizar muito bem. Quem vive tranquilamente com música na internet não sabe a aventura que era gravar um CD com uma coletânea musical que não fazia o menor sentido. Não utilizamos imagens de walkman nesta parte para não ser muito 'vintage'.

Programa Livre



Esqueça o Altas Horas, vida inteligente na madrugada. Muito anos do programa virar um clássico da noite de sábado da Globo, o apresentador Serginho Groismann comandar o Programa Livre, no SBT. E a atração fez muito sucesso com convidados clássico, Shakira entre eles, muito antes de conhecer Piqué.

Assoprar fitas



Quem quer jogar uma partida de Fifa no videogame sequer precisa de um CD. Se tiver uma internet boa, ele consegue baixar o jogo e salvá-lo na memória do videogame. Mas, antigamente as pessoas tinham de guardar fitas, nem CD. E haja fôlego para assoprar quando uma não funcionava.

Posta no Insta aí



Esquece amiguinho. Não tem foto para fã curtir na rede social. Antigamente, você precisava de uma máquina fotográfica e um filme para fazer um registro. E é bom sair bonito na primeira foto, porque o resultado só vinha depois da revelação. E não tinha como tirar umas 50 imagens para ver qual ficou melhor depois.

Nada de Lar doce Lar



Esqueça Luciano Huck comandando um programa com diversos quadros que ajudavam as pessoas. O que brilhava mesmo era a Tiazinha depilando os homens no Programa do H, na Band. Aliás, com a saída de Luciano Huck da Band para a Globo foi outro global que assumiu seu lugar. Otaviano Costa, hoje no Video Show, ficou com o O+.

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação