Topo

Blog da Redação

Arquibancada raiz: 11 torcedores que viraram símbolos de seus times

UOL Esporte

20/09/2017 06h00

Esta foto do flamenguista Expedito Adão sentado na arquibancada da Ilha do Urubu virou o símbolo da resistência dos torcedores "raiz" nas novas arenas do futebol brasileiro.

A imagem viralizou, e Expedito virou torcedor-símbolo do time. "Na hora que o pessoal começou a me mostrar o meu retrato me deu vontade de chorar", disse ele em entrevista ao site Coluna do Flamengo.

Na última sexta-feira, Expedito morreu. Ele tinha 79 anos. Em sua homeagem, teve um minuto de silêncio antes do jogo entre Flamengo e Sport, no domingo.

Expedito se foi, mas a torcida "raiz" não morreu. Veja a seguir outros torcedores que viraram símbolos de seus times.

1. Anjinho do Flamengo

Gilvan de Souza / Flamengo

No Carnaval de 2002, Marcelo Nuba foi fantasiado de anjo no bloco Cordão da Bola Preta. Logo em seguida, tinha Fla-Flu no Maracanã, e ele foi direto para o jogo, sem trocar de roupa. Deu sorte, o Flamengo venceu, e desde então o Anjinho do Flamengo virou presença cativa na torcida rubro-negra.

 

2. Caíque do Vasco

Bruno Braz/UOL Esporte

O ritual de segurar um galho de arruda e pendurar um papelão escrito "fé" no pescoço começou na final da Copa Mercosul de 2000, quando Caíque presenciou a virada histórica contra o Palmeiras. Desde então, a fé só aumentou.

 

3. Delneri do Botafogo


Também conhecido como o "tatuado alvinegro", o aposentado de 72 anos tem mais de 70 tatuagens do time do coração e não perde um jogo.

 

4. Desirée do Fluminense

O mecânico Desirée Rogério de Carvalho ficou conhecido como "palhaço das multidões" por acompanhar os jogos do Fluminense vestido de capa, cartola e com o rosto pintado.

 

5. Mosqueteira do Corinthians

Moacyr Lopes Junior/Folhapress

Também conhecida como a "Tia da Fiel", Valquiria Dionisio de Jesus vai aos jogos do Corinthians desde o final da década de 1990, sempre usando a sua cartola. Ficou tão famosa que costuma participar das campanhas de divulgação do programa de sócio-torcedor do clube.

 

6. Alemão do Santos

Reprodução/ESPN

Ele é dono de um bar em frente à Vila Belmiro e costuma tatuar as conquistas do Santos. Em 2006, fez uma aposta com o técnico Vanderlei Luxemburgo: se o time fosse campeão paulista, faria uma tatuagem onde ninguém tem. Acabou tatuando a testa.

 

7. Heraldo do São Paulo

Vagner Magalhães/UOL

Heraldo Hipólito dos Santos tem 40 anos e acompanha os jogos do São Paulo há 20, sempre indo ao estádio sem camisa e com o símbolo pintado no peito. Em 2015, ficou revoltado após ser proibido pela polícia de entrar no Morumbi por causa da pintura.

 

8. Xuxu colorado

Divulgação/Inter

Em 2012, ele ganhou uma placa do Internacional por ter seguido o time em 600 jogos fora de casa. O primeiro deles foi aos 6 anos, quando fugiu e pegou um ônibus sozinho para ver o Inter jogar contra o Novo Hamburgo. "Tomei uma cintada da minha mãe, mas valeu a pena porque o Inter ganhou de 1 a 0".

 

9. Fubá do Cruzeiro


A cena costuma chamar atenção nos jogos do Cruzeiro: o time faz gol, a câmera foca na torcida e mostra um cara de amarelo, em pé, de costas para o campo. Alexandre Eustáquio Vieira, o Fubá, é o maestro dos cruzeirenses há mais de 30 anos, mas chegou a se afastar dos estádios em 2013 após ser vítima de violência.

 

10. Vovó do Galo

Ana Cândida de Oliveira Marques tem 97 anos e acompanha o Atlético-MG desde os anos 50. A "Vovó do Galo" virou amuleto do time, e sua página no Facebook tem mais de 46 mil seguidores.

 

11. Kaverna da Lusa

Adriano Wilkson/UOL

Antônio Dionisio, de 77 anos, ganhou um título de sócio da Portuguesa na década de 60, de um português que só pediu uma coisa em troca: que ele parasse de beber. Kaverna então largou o álcool e abraçou a Lusa, time que ele segue até hoje, mesmo nos momentos mais difíceis. Veja sua história completa aqui.

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação