Topo

Blog da Redação

Quem é o desconhecido "vovô" brasileiro que cresce muito no Fifa no Francês

UOL Esporte

19/11/2017 04h00

UOL Esporte

Quem procurar a lista de melhores zagueiros brasileiros no Fifa 18 pode se deparar com uma surpresa ao ver um desconhecido jogador que hoje figura no top 4: Hilton, do Montpellier, da França, é atualmente o quarto melhor homem do país na função, à frente de nomes como Marquinhos (PSG), Dante (Nice) e Felipe (Porto), entre outros.

Hilton teve impressionante crescimento ao subir dos 78 no início do game para 84 no atual estágio. Com a atual marca, só fica atrás de Thiago Silva (88), Miranda e David Luiz (ambos com 86). Mas, afinal, quem é Hilton e por que ele teve esse meteórica subida no jogo?

Hoje com 40 anos, o defensor teve pouco tempo de sua carreira jogada em campos brasileiros. Revelado pela Chapecoense, atuou apenas lá e no Paraná Clube no futebol brasileiro, sendo sua última aparição por aqui em 2001. Depois, foi para o Servette, da Suíça, e nunca mais voltou pra atuar em seu país. Se fixou na França, onde atuou por Bastia, Lens, o poderoso Olympique de Marselha e o Montpellier, onde joga desde 2011.

Apesar de pouquíssimo conhecido no Brasil, Hilton sem sua história no futebol francês foi campeão nacional pela equipe que hoje defende, na temporada 2011/2012, na única conquista da Ligue 1 da história do time. Antes, no entanto, ele já tinha sido campeão francês pelo Marselha, em 2010.

Desde o Fifa 13, Hilton é bem conceituado e está na série ouro, tendo 77. Naquela edição, o aumento e ótima fase na atual edição do game podem ter dois fatores: a disposição e superação por jogar em alto nível em idade avançada e a contribuição que vem dando pro seu time.

Conhecido como "vovô" entre seus companheiros, Hilton tem importante participação no que seu time tem de melhor no Campeonato Francês; a defesa. O Montpellier não faz uma campanha tão sensacional, sendo o oitavo colocado após 12 rodadas. Mas tem a melhor defesa: foi vazado apenas oito vezes, com apenas o poderoso PSG tendo número tão expressivo.

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação