Topo

Blog da Redação

Mais de 2.600 horas jogando Counter-Strike e clássicos: os vícios de Neymar

UOL Esporte

22/11/2017 07h48

Os sonhos e objetivos de Neymar no futebol são grandes e exigem muito de seu tempo dentro e fora de campo. Mas, quando está longe dos gramados, o craque empresta seu talento no combate ao terrorismo virtual… No game "Counter-Strike: Global Offensive".

Você está preparado para o baque? Neymar já acumula mais de 2.600 horas curtindo o jogo, que é o principal de sua lista na plataforma da Steam. Aliás, ele estava online no momento em que esse parágrafo estava sendo escrito, às 22h30 (de Brasília. Ou seja, 1h30 no horário de Paris) da noite de segunda-feira.

É isso mesmo: um simples cálculo mostra que o craque já passou cerca de 110 dias de sua vida jogando o popular "CS:GO", título mais recente da franquia de jogos FPS (sigla para first-person shooting, que designa jogos de tiro em primeira pessoa). Mais de 50 horas só nas duas últimas semanas.

"Em jogo": Neymar passou a madrugada online no Counter-Strike (foto: reprodução/Steam)

Ainda por cima, é possível que Neymar tenha outros perfis na comunidade da Steam, de modo que o tempo gasto no jogo pode ser ainda maior. Tanto no real quanto no virtual, ele é amigo de pro-players (jogadores profissionais de videogame) consagrados. Um deles é Gabriel Toledo, mais conhecido como "FalleN", maior brasileiro em ação nos eSports atualmente.

A brincadeira no "Counter-Strike" sempre consiste em confrontos entre duas equipes, formadas por "terroristas" e "contra-terrorista", cujos lados se invertem após alguns rounds. Os objetivos variam entre implantar ou desarmar bombas, dependendo do time em que você estiver.

Outros modos de jogo, como o "mata-mata" ("team deathmatch", em inglês), exigem apenas que o jogador elimine o maior número possível de adversários. Tudo isso acontece, obviamente, em cenários 100% fictícios.

Fato é que o camisa 10 do PSG e da seleção brasileira é obcecado por videogames, paixão que o levou a gastar mais de R$ 100 mil em equipamentos, segundo levantamento feito pela reportagem, para montar uma lan house particular em sua mansão de Mangaratiba, no Rio de Janeiro.

Neymar já recebeu Nenê, do Vasco (foto: reprodução/Instagram)

Parece caro? Bem, ele já havia desembolsado R$ 28 milhões pelo imóvel em outubro de 2016. Neymar já abriu as portas da propriedade para receber as ilustres visitas de FalleN, astro do "Counter-Strike", e até de Nenê, meia do Vasco e um dos "parças" de Neymar nas madrugadas pelo game.

O espaço conta com, no mínimo, 10 computadores de última geração, um servidor offline específico do jogo e até um telão. Além do "CS", Neymar tem outros dois jogos em destaque em seu perfil da Steam, embora com registros bem menos expressivos: "Playerunknown's Battlegrounds", com 49 horas, e "H1Z1", com 3,5 horas.

E Fallen, campeão do CS (foto: reprodução/Instagram)

O primeiro simula uma história de sobrevivência (todos lutam contra todos até que só reste um vivo, no estilo narrativo que foi popularizado pelo livro "Battle Royale" ou pela franquia "Jogos Vorazes"). O segundo tem proposta parecida, mas o contexto é 0de um apocalipse zumbi.

Ambos são famosos entre os fãs do gênero, mas parecem não ter caído tanto nas graças de Neymar quanto o "CS" – não sabemos dizer se o craque não se dá bem nos survival games ou se simplesmente não curtiu a experiência.

Quanto ao futebol, ele parece gostar mais da franquia "FIFA", apesar de ter estampado diversas capas do rival "PES" durante os anos em que defendeu Santos e Barcelona. Também já registrou várias jogatinas de Mario Kart 8 com os parças, cada um com seu Nintendo Switch ou 3DS.

Neymar e seus "parças" parecem ser fãs do Nintendo Switch (foto: reprodução/Instagram)

Experiência clássica

Mas não são apenas esses badalados títulos que cativam o astro do PSG; ele também é fascinado pelo "Parchis", game modesto e gratuito para celulares e tablets que tenta copiar a experiência do clássico "Ludo". Para quem não conhece, é um jogo de tabuleiro cujo objetivo é levar seus quatro peões à casa final antes dos adversários, como em uma corrida.

A questão é que quem perde uma partida no círculo social de Neymar precisa pagar a prenda, que normalmente consiste em uma série de polichinelos. A cena já foi filmada pelo atleta diversas vezes e publicada em stories no Instagram. Houve até uma vez em que Bruna Marquezine, agora sua ex-namorada, o obrigou a cumprir o "castigo". Veja no vídeo abaixo.

Ana Carolina Silva
Do UOL, em São Paulo

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação