Topo

Blog da Redação

Noruega foi elogiada por Trump. E no futebol, o que eles têm para importar?

UOL Esporte

18/01/2018 04h00

AP

Na semana passada, o presidente norte-americano Donald Trump visitou a Noruega e saiu de lá impressionado. Chegou a convidar os noruegueses a se mudarem para os Estados Unidos no lugar dos cidadãos de "países de merda", em uma declaração que tem gerado muita polêmica.

 

"Trump ama a Noruega porque cultivamos o cabelo dele"

 

A Noruega chegou a ser considerado o país mais feliz do mundo em 2017, e é um modelo de bem-estar social. O futebol ainda não tem tanta tradição, mas não faltam motivos para crer que isso pode mudar:

1. Invencibilidade contra o Brasil

AP

Poucas seleções do mundo podem dizer que têm o Brasil como freguês. Em quatro duelos já realizados, foram duas vitórias norueguesas e dois empates. Em 1997, a seleção brasileira tomou uma sapatada de 4 a 2 em um amistoso, e no ano seguinte voltou a perder para a Noruega, desta vez por 2 a 1 na fase de grupos da Copa do Mundo. No último amistoso, em 2006, empate por 1 a 1. Os caras realmente não têm medo da amarelinha…

 

2. Craques "galácticos"

AP

Depois de nomes consagrados como Tore André Flo, John Carew e Ole Gunnar Solskjaer, o craque da vez na Noruega é Martin Odegaard, o prodígio que estreou na seleção principal aos 15 anos e foi comprado pelo Real Madrid aos 16, depois de ser disputado por outros clubes como Manchester United, Bayern de Munique e Liverpool. Ele já está com 19 anos e joga no Heereveen, da Holanda, por empréstimo.

 

3. Torcida fanática (e civilizada)


Quem vê a festa da torcida do Brann, um dos mais tradicionais clubes da Noruega, pode ter a impressão de que eles são violentos e inconsequentes a julgar pela quantidade de sinalizadores. Mas, na realidade, eles só podem usar sinalizadores porque aceitaram cumprir uma série de exigências, afinal, fogos de artifício são proibidos no futebol norueguês. Só que os torcedores do Brann conseguiram uma permissão especial. Para isso, precisam chegar horas antes do jogo, passar por vistorias e listar os nomes de quem vai manejar os artefatos. Tudo isso para garantir que esta bela festa não termine em tragédia e nem atrapalhe o jogo em si.

 

4. Estádios muito loucos

Reprodução/Twitter

Já pensou em jogar bola no meio desta paisagem? É onde o Henningsvaer manda seus jogos na liga amadora da Noruega. O HIL Stadion tem capacidade para 500 pessoas, o que é suficiente para abrigar todos os 444 habitantes da vila homônima no meio do Mar Báltico. O campo está cercado de água e também de bacalhau – é ali que os pescadores deixam o peixe secando antes de comercializá-lo. Este é só um dos estádios localizados em paisagens incríveis da Noruega.

 

5. Comemorações criativas

Reprodução

Já vimos que os nórdicos são bons nas comemorações de gol – os islandeses são a prova disso. Os noruegueses do Sogndal não ficaram atrás e também fizeram uma performance de sucesso ao simular uma jogada de golfe – com direito a caddie e até torcida na encenação.

 

6. Marketing criativo


Em 2017, o Hensingor contratou o atacante brasileiro Matheus Leiria, ex-Fluminense. E anunciou o reforço de uma maneira bem diferente. Nada de foto do jogador beijando a camisa ou algo assim. Em vez disso, um gif da Anitta desfilando na Sapucaí. Provavelmente foi uma maneira de mostrar que eles ficaram felizes por terem um brasileiro no elenco.

 

7. Engajamento

Divulgação

Não é à toa que a Noruega é um exemplo de civilização: os clubes de futebol de lá sabem dar o exemplo. Enquanto alguns ainda gritam "bicha" no tiro de meta, os jogadores do Stabaek vestiram a camisa contra o preconceito – literalmente. O clube fez um uniforme especial em apoio à diversidade sexual e de gênero. O Rosenborg, maior vencedor da Noruega, foi além. Chegou a cancelar uma viagem de pré-temporada a Dubai em protesto ao tratamento dado a mulheres e homossexuais nos Emirados Árabes.

 

8. Futebol para bêbados


A Noruega estabeleceu regras para uma modalidade já bastante praticada no resto do mundo: todo mundo tem que estar com pelo menos um grama de álcool por litro de sangue. Ou seja, podre de bêbado. A partida foi promovida pelo youtuber norueguês Humornieu, e exigiu uma preparação especial uma hora antes do pontapé inicial.

 

9. Inseminação artificial de craques


Foi a ideia genial do técnico Ole Vidar Toftesund, do Nordstranda, time da quinta divisão norueguesa. Em 2016, ele divulgou um vídeo fazendo um apelo: "Meus jogadores são velhos, ruins e gordos. Mas tenho uma ideia: em 20 anos, o Nordstranda vai ser o melhor time do mundo. Eu vou engravidar as namoradas dos jogadores do meu time com o sêmen de alguns dos melhores jogadores do mundo, e eu preciso da ajuda de vocês. Você conhece alguém que conheça Zlatan? Ronaldo?". O plano pode não ter ido em frente, mas a ideia fez bastante sucesso na época.

 

10. Ousadia

Reprodução

Está explicado por que eles nunca perderam para o Brasil. Só sendo tão ousado quanto a gente para ficar assim na festa do título da Copa da Noruega. Aleksander Melgalvis, zagueiro do Lillestrom, tirou a roupa no palco e cobriu as partes íntimas com a taça. O ato gerou polêmica e foi alvo de uma nota de repúdio da federação norueguesa. O jogador se explicou: "Foi uma coisa espontânea, engraçada, recebi muitos comentários positivos. Mas se atingiu alguém, gostaria de me desculpar".

 

VEJA TAMBÉM

Já viu cheque de 222 milhões de euros? Advogado de Neymar mostra para você

Denilson vai à NBA com ingresso vip, mas admite: "Nem sei que jogo é"

 

 

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação