Topo

Blog da Redação

Fifa ou PES: qual simulador de futebol tem o melhor catálogo de lendas?

UOL Esporte

24/02/2018 04h00

Um dos atrativos para curtir os modos mais complexos dos simuladores de futebol Fifa e Pro Evolution Soccer (PES) é a presença de craques do passado. A combinação de nostalgia e do talento de lendas como Pelé, Maradona, Cruyff e outros tornam os modos de carreira dos games mais divertidos e desafiadores.

Na geração atual, Fifa 18 e PES 2018 contam com catálogos ricos em lendas. Recentemente, o simulador da Konami anunciou o holandês Johan Cruyff e a chegada de quatro craques de épocas passadas do Liverpool: Steven Gerrard, Steve McManaman, Kevin Keegan e Kenny Dalglish.

Já o catálogo de lendas do game da EA é atualizado com menor frequência, mas trouxe nomes de prestígio desde o lançamento. Ao lado dos cards de ídolos (também conhecidos por FUT Icons), Fifa 18 ainda apresentou outra novidade: três versões dos cards de atletas, uma para cada momento de suas carreiras.

Mas, qual será que é o melhor catálogo de craques?

PES 2018 é todo ataque

Divulgação

A Konami montou um time forte de lendas em PES 2018 e mantém sua lista atualizada com lendas por meio de eventos especiais no modo myClub. Dentre os nomes que você pode comandar no game estão: Diego Maradona, Romário, Marcelo Salas, Sócrates, Beckham, Johan Cruyff e Zico.

Com uma atualização recente, o game ainda trouxe lendas do time do Liverpool e já havia selado uma parceria com o Borussia Dortmund para contar com alguns de seus jogadores mais relevantes. Os fãs especulam que o game terá um pacote de atualização para a Copa do Mundo, que pode trazer Cafu, Bebeto e outros nomes para o simulador.

Por enquanto, PES 2018 aposta forte no ataque ao trazer, principalmente, nomes em posições decisivas para o game. Dessa forma, o jogo proporciona uma experiência mais focada na diversão do que no equilíbrio das partidas.

 

Fifa 18 tem mais equilíbrio

Divulgação

Já lista elaborada pela EA Sports para Fifa 18 é mais eclética e conta com três cards para cada um dos 40 craques disponíveis. Ou seja, são 120 cartas lendárias disponíveis no game. Os donos delas são nomes consagrados, como: Pelé, Maradona, Ronaldo, Maldini, Ronaldinho Gaúcho, Lev Yashin, Lothar Matthaus, Roberto Carlos, Van der Sar e Van Basten, dentre outros.

O grande diferencial a favor de Fifa 18 é que o game deu atenção para jogadores em várias posições, permitindo que você monte uma zaga composta pelo inglês Ferdinand e pelo italiano Nesta, por exemplo. No gol, as opções vão do lendário Yashin até arqueiros que se aposentaram mais recentemente como Van der Sar e Peter Schmeichel.

Com tanto craque disponível nos dois games, os fãs do bom futebol devem ficar, no mínimo com uma pulga atrás da orelha. Jogar com Pelé ou Zico? Sócrates ou Ronaldinho Gaúcho? Romário ou Ronaldo?

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação