Topo

Blog da Redação

Nada de Mulher-Gato: Serena explica como "roupa de Pantera Negra" a protege

UOL Esporte

29/05/2018 19h44

(foto: Guillaume Horcajuelo/EFE)

As primeiras pessoas que reagiram à roupa vestida por Serena Williams nesta terça-feira (29), na volta a Roland Garros, fizeram comparações com a personagem Mulher-Gato, da DC Comics. Mas a tenista explicou que o visual foi inspirado em outro filme de super-heróis: o recém-lançado Pantera Negra, da Marvel.

"Eu a considero minha roupa de Wakanda, é muito legal. Nós a desenhamos antes do filme, mas me faz lembrar dele. Me sinto uma princesa guerreira quando a visto, talvez uma rainha de Wakanda. Sempre vivo em um mundo de fantasia. Eu sempre quis ser uma heroína, e esse é o meu jeito de ser", disse a jogadora em coletiva após a partida, na qual venceu a tcheca Kristyna Pliskova por 2 sets a 0.

O desejo de valorizar seu lado guerreira vem da experiência que Serena teve na gravidez. Afastadas das quadras durante a gestação da pequena Alexis Olympia, que nasceu com saúde, a tenista teve de lutar pela vida durante a cesariana.

Serena já havia revelado estas complicações em fevereiro, em artigo publicado na CNN. Mas o documentário Being Serena, da HBO, marcou a primeira vez que se abriu sobre o medo que sentiu quando foi acometida pela embolia pulmonar. Esta doença, que bloqueia uma ou mais artérias do pulmão com um coágulo de sangue, já fazia parte do histórico médico da americana.

Inicialmente com a intenção de fechar os pontos abertos, os médicos a enviaram às pressas para a sala de cirurgia. Sob insistência da paciente, que conhecia os sintomas, os especialistas fizeram um exame com aplicação de contraste e encontraram outro coágulo em seu abdômen. Outra cirurgia foi feita para impedir que o problema alcançasse os pulmões e o coração.

Portanto, além do fator emocional, há uma explicação médica para a roupa de Wakanda: facilitar a circulação sanguínea e impedir a formação de novos coágulos. "Há essa funcionalidade. Tenho usado calças quando jogo ou treino. É um traje divertido, mas também funcional", disse aos jornalistas nesta terça.

(foto: Guillaume Horcajuelo/EFE)

A quem ela dedica o retorno e a roupa de Pantera Negra? "A todas as mães que tiveram uma gravidez difícil, que tiveram que voltar 100% em meio à tempestade, e que têm a confiança para voltarem a ser elas mesmas. É isso que minha roupa representa", acrescentou.

"Parece que essa roupa representa todas as mulheres que enfrentaram muita coisa mental e fisicamente com seus corpos, antes de voltarem à ação e a terem confiança em si mesmas. Sinto que é uma oportunidade de inspirar mulheres e crianças incríveis", completou a tenista.

Serena Williams é grande entusiasta do filme Pantera Negra, e chegou a levar cerca de 40 garotas negras em idade escolar para uma sessão do sucesso da Marvel. No cinema, ela surpreendeu as jovens, que não sabiam que acompanhariam o longa ao lado de uma "heroína" da vida real.

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação