Topo

Blog da Redação

Seleção leiloa vaga e terá goleiro de 60 anos em "Mundial dos rejeitados"

UOL Esporte

06/06/2018 14h00

Justin Welly/Twitter

Talvez você nunca tenha ouvido falar na Matabeleland, mas depois dessa vai ficar querendo até entrar em campo por este time. Matabeleland é uma das 16 seleções que participam da Copa do Mundo da CONIFA, organização que reúne regiões que não possuem reconhecimento da FIFA. E esta região, que fica na Zimbábue, no sul da África, terá algumas particularidades para o duelo da próxima quinta-feira.

Nesta quarta, o técnico da Matabeleland, Justin Walley, anunciou em sua conta no Twitter que a equipe está "leiloando" uma vaga no time titular. "Aqui está sua chance! Matabeleland está leiloando um lugar na nossa equipe para o jogo de amanhã contra o Arquipélago de Chagos. O maior lance recebe 15 minutos de futebol. Os recursos captados compensarão nossas contas pendentes", diz a mensagem do treinador na rede social.

Mas não é só isso. Outro fato curioso é que a seleção terá um goleiro de 60 anos na meta: Bruce Grobbelaar, ex-arqueiro do Liverpool nos anos 1980 e atual treinador de goleiros do time, vai ganhar uma chance para mostrar que ainda tem bons reflexos.

Há ainda um terceiro fato curioso envolvendo a partida entre os africanos e Chagos, conjunto de atóis que fica no Oceano Índico e pertencente à Grã-Bretanha. O fato é que Chagos simplesmente não está disputando o Mundial. A equipe da Ilha de Man desistiu após a fase de grupos, deixando Matabeleland sem adversários para a briga por um lugar entre o nono e o 16º postos.

O jeito foi achar um convidado para que houvesse jogo. Na última terça, uma seleção de turcos moradores de Londres enfrentou o Tibete em substituição à Ilha de Man. Na quinta, será a vez de Chagos. Como essas equipes não disputaram todo o torneio, o jogo, na prática, não valerá pontos.

Justin Welly/Twitter

A "nação" da Matabeleland, que é dividida em duas províncias ao norte do Zimbábue, já foi devastada por guerras civis ao longo da história. Há poucos recursos para financiar a participação do time no torneio – participação que, na fase de grupos, acabou com um triunfo e duas derrotas. O "Mundial dos rejeitados" está rolando na Inglaterra.

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação