Topo

Blog da Redação

16 coisas que sempre acontecem nas comemorações de título no futebol

UOL Esporte

17/10/2018 04h00

Vinicius Silva/Cruzeiro

Não dá para prever o resultado da final da Copa do Brasil, mas já sabemos boa parte do que vai acontecer depois dela. Mudam as cores do time e os gritos de guerra, mas a felicidade de ser campeão sempre é a mesma. Talvez por isso, as comemorações de título costumam seguir alguns ritos que já viraram tradição no futebol:

1. O hino do clube campeão começa a tocar sem parar na TV


Vá se acostumando com "Existe um grande clube na cidade…" ou "Salve o Corinthians…"

 

2. Foguetório e gritaria na janela

Reprodução

Sempre tem, seja para comemorar o título ou para provocar o perdedor…

 

3. Um monte de gente na beira do campo antes do jogo terminar


Nos últimos minutos da final do Brasileirão de 1997, torcedores do Vasco invadiram o gramado pelo túnel do Maracanã: a cena era comum na época.

 

4. Volta olímpica

Vipcomm

Já viu um time dar a volta olímpica sem ser campeão? É raro, mas acontece… Um deles foi o Flamengo, que comemorou como um título o empate contra o Botafogo na Taça Guanabara de 1968. Afinal, bastava empatar com o Bonsucesso na próxima rodada. Mas acabou perdendo por 2 a 0. A decisão foi para um jogo-desempate, e o Botafogo venceu por 4 a 1, ficando com a taça. O Vasco também já deu a volta olímpica sem ser campeão, depois da queda do alambrado na final contra o São Caetano, em 2000. Mas, no jogo remarcado, ficou com o título mesmo assim.

 

5. Banho de isotônico

O "trote" dos jogadores no treinador virou moda. Às vezes, vem acompanhado de um tapa na cabeça, como aconteceu com o Valentim.

 

6. Provocações

Getty Images

Não basta comemorar o título, tem que zoar o rival. Mas é bom ter cuidado para não provocar antes da hora: em 2014, o cruzeirense Ricardo Goulart festejou o título do Brasileirão avisando que na quarta-feira teria mais contra o Atlético-MG na final da Copa do Brasil. Não teve…

 

7. Jogadores com a língua solta

Reprodução

Vale tudo na comemoração do título? A clássica resposta de Gil na festa do Campeonato Mineiro de 2006 mostra o quanto é difícil controlar a euforia diante dos microfones. Em momentos assim, podemos esperar entrevistas bem mais sinceras do que no dia a dia dos clubes.

 

8. Jogadores vão para a galera

Reprodução

Se não for para ficar no meio do povão, o Sergio Ramos nem comemora.

 

9. Dancinhas de comemoração


Já tinha visto essa do Dorival Júnior na festa do título paulista do Santos em 2016?

 

10. Quebra de protocolo

Reuters

Tem hora melhor para quebrar o protocolo do que durante a comemoração de um título? Vampeta sabe bem o que é isso.

 

11. Mensagens na roupa

Folhapress

De "100% Jardim Irene" a "100% Jesus".

 

12. Torcedores pagando promessas

Reprodução/Twitter

Também é hora de retuitar aqueles posts com promessas absurdas que seu amigo fez para o time dele ser campeão: coisas do tipo sair pelado na rua ou mandar nudes no grupo da família.

 

13. Festa no vestiário

Reprodução

Deveriam chamar o Douglas e o Edílson para todas as comemorações de título no vestiário.

 

14. Festa em churrascaria

Reprodução/Instagram

A comemoração costuma virar a noite, mas sempre começa em uma churrascaria, onde jogadores e comissão técnica confraternizam entre si. No Paulistão de 2018, Jadson foi de picanha suína e ainda escreveu "o choro é livre" na foto para o Insta.

 

15. Comemoração da Islândia

Reuters

Os islandeses ainda não ganharam nada no futebol, mas o ritual deles foi parar na final da Copa do Mundo. Virou moda: agora, toda festa de título tem que ter as "palmas de trovão".

 

16. Vem pra rua!

Reuters

Carreata, povo reunido na praça, bares lotados, desfile dos jogadores… Mesmo sem torcer para o time campeão, é impossível ficar triste diante destes momentos que só o futebol proporciona. Que vença o melhor!

 

VEJA TAMBÉM

Cruzeiro tem pedido negado e Sassá não poderá atuar contra o Corinthians

Corinthians fecha parceria com a Uber para melhorar acesso à Arena

 

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação