Topo

Blog da Redação

Modelo, noiva de Leandrinho diz: “Book rosa existe em todas as profissões”

Debora Luvizotto

19/03/2019 04h00

Crédito: Joey Wright

Noiva do jogador de basquete Leandrinho Barbosa, Talita Rocca, de 29 anos, enfrentou alguns obstáculos no começo de sua carreira de modelo até se firmar na profissão.  Uma das barreiras que precisou superar foi a recusa a participar do tão comentado "book rosa" – catálogo de profissionais que oferecem serviços sexuais. A morena assegura que isso não é exclusividade do mundo da moda.

"'Book rosa' existe em todas as profissões. Onde tem mulher, pode ter 'book rosa', não precisa ser necessariamente modelo. Pode ser advogada, médica, dentista, qualquer profissão. Como no mundo da moda tem muita mulher bonita, eles procuram mais", explicou.

Leia mais

A prática sempre foi um tabu entre modelos e ganhou destaque na novela da TV Globo Verdades Secretas, que foi ao ar em 2015. No papel de protagonista, a atriz Camila Queiroz interpretou Angel, uma iniciante no mundo da moda que aceitou prestar serviços sexuais em troca de valorização de seu trabalho.

Formada em jornalismo, Talita foi descoberta por uma agência e logo se viu em uma situação constrangedora. "Tive uma experiência ruim quando fui trabalhar em São Paulo. Um dia, o dono de lá me pediu para participar de uma reunião de negócios para conversar com um pessoal de uma emissora de TV, já que sou jornalista formada. Falou que seria um jantar em um restaurante e já achei estranho por não ser na agência", relembrou.

Ela ainda completou sobre o ocorrido: "Chegando lá, estava o dono da agência com uma mulher, eu e chegou só uma pessoa dessa televisão. Durante o jantar, ninguém falou nada de trabalho. Na hora de ir embora, eles ficaram me empurrando para ir embora com o homem e eu recusei. O dono me chamou de canto e perguntou qual era a minha. Eu respondi que estava ali apenas para ser modelo, mas, se tivesse qualquer outra intenção, era para ele me falar que eu iria embora", relatou a parceira do armador do Minas Tênis Clube.

Com isso, Talita sofreu represálias por se recusar a participar desse esquema.

"Eles me colocaram na geladeira, fiquei um tempo sem trabalhar ou fazendo trabalho que pagavam pouco. Como eu nunca fiz curso de modelo, foi bom para eu adquirir experiência, como entender qual é o meu melhor ângulo. Quando me senti preparada, mudei de agência e foi aí que comecei a fazer trabalhos bem melhores. Talvez, se eu não tivesse ficado nesta geladeira e feito esses trabalhos menores, não teria crescido tanto quanto eu cresci."

Atualmente com a carreira consolidada, a top model internacional garante que nunca mais precisou passar por experiências como essa.

"É mais no começo da carreira que eles tentam isso. Estou com quase dez anos de profissão e nunca mais tive esse problema. Conheço pessoas que já modelam há um tempo e nunca passaram por isso. Comigo, foi uma vez só e nunca mais."

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação