Topo

Blog da Redação

Musa do Esporte: Magdalena Neuner, uma campeã olímpica que tem medo de competir

UOL Esporte

13/12/2011 06h00


Crédito: AP Photo/dapd/Kerstin Joensson

Imagine um futebolista com medo de bater pênalti ou um jogador de basquete que teme os lances livres. Provavelmente nunca alcançariam um título mundial ou uma honraria olímpica. Mas não é o caso de Magdalena Neuner, uma alemã multicampeã no biatlo.

Tradicional nos Jogos de Inverno e o terceiro maior esporte na Alemanha – atrás apenas do futebol e da Fórmula 1 -, a modalidade é uma espécie de mistura entre cross-country e tiro. Extremamente competente na corrida, a bela loira de apenas 24 anos tem dificuldades sérias quando usa uma arma.

Suas estatísticas no tiro são muito abaixo das demais competidoras, o que precisa ser compensado obrigando Magdalena a correr muito mais que as demais atletas. O assunto passou a se tornar um problema sério quando a musa resolveu deixar de responder perguntas sobre sua precisão no tiro nas entrevistas, dizendo que isso só aumentava a pressão sobre ela.

A musa passou então a receber auxílio psicológico para resolver a deficiência que havia se tornado um temor na hora de competir. Visualizar a si mesma acertando o alvo e sorrir quando pegar a arma foram algumas das estratégias indicadas pelos psicólogos, além de um tampão para diminuir o barulho e ajudar na concentração.


Uma das maiores atletas da história do biatlon, Magdalena Neuner tem dificuldades quando precisa usar a arma e desenvolveu um receio na hora de atirar. Crédito: REUTERS/Ints Kalnin

A precisão de Magdalena com o rifle melhorou sensivelmente após os exercícios mentais, mas suas estatísticas seguiram piores que as das primeiras colocadas. Ainda assim, tornou-se a maior campeã da modalidade e há uma semana, aos 25 anos de idade, anunciou que vai se aposentar por já ter conquistado tudo na carreira e pelo desejo em viver uma vida normal.

LEIA MAIS NO BLOG DA REDAÇÃO
Mais gatas. Leia toda a série Musas do Esporte.

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação