PUBLICIDADE
Topo

Blog da Redação

Foto Histórica: Há 15 anos, Nigéria surpreendia e ajudava a tirar Espanha da Copa

UOL Esporte

23/06/2013 09h23

Crédito: Ian Waldie/REUTERS

A Nigéria, para se classificar para as semifinais da Copa das Confederações, precisa de uma série de milagres neste domingo: além de torcer para o Uruguai tropeçar contra o Taiti, tem que vencer a Espanha. Bater a melhor seleção do mundo na atualidade não é algo que muita gente consiga ver a Nigéria fazendo, mas os africanos, pelo menos, têm no que se inspirar para pensar que é possível.

Há 15 anos, no dia 13 de junho de 1998, Nigéria e Espanha entraram em campo no estádio De La Beaujoire, em Nantes, na França, para a primeira partida de ambos pelo Grupo D da Copa do Mundo de 1998.

A Espanha, de Raul, Hierro, Morientes e Zubizarreta, era uma das favoritas no Mundial. A Fúria, no entanto, não passaria da primeira fase, e a Nigéria foi uma das culpadas.

Na Foto Histórica que ilustra o texto, Zubizarreta, um dos melhores goleiros espanhóis de todos os tempos, lamenta o frangaço que levou no segundo gol nigeriano, de Garba Lawal.

Zubizarreta, que jogava sua última de quatro Copas, não segurou um cruzamento fraco e rasteiro de Lawal no segundo tempo, e colocou a bola para dentro. A partida, que estava 2 a 1 para Espanha (gols de Hierro e Raul para os espanhóis e de Adepoju para os nigerianos), mudou a partir do frango.

O 2 a 2 empolgou a Nigéria, que viraria pouco depois com um golaço de Oliseh, com uma bomba de fora da área.

Os lamentos de Zubizarreta só aumentariam: na partida seguinte, a Espanha ficou no 0 a 0 com o Paraguai e, no último jogo, nem a goleada de 6 a 1 dobre a Bulgária foi suficiente para conquistar uma vaga.

Será que a Nigéria, neste domingo, consegue o milagre e bate a Espanha, hoje muito melhor que aquela de 1998? Talvez, só se uma nova falha bisonha ocorrer…

Crédito: AP Photo/Thomas Kienzle

 

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação