Topo

Blog da Redação

Tretas, traição e títulos: 10 momentos inesquecíveis de Terry no Chelsea

UOL Esporte

13/02/2016 06h00

John Terry é um símbolo do Chelsea. Continuará sendo mesmo depois do fim de seu contrato, que, como ele avisou, não será renovado. Ainda não se sabe qual será o destino do zagueiro de 35 anos. Mas as lembranças a seguir já garantiram o seu lugar na história não só dos Blues, como também do futebol inglês. Para o bem e para o mal.

1. Capitão do título

01Getty Images

Terry tinha 24 anos quando foi escolhido por José Mourinho como o novo capitão do Chelsea após a aposentadoria de Marcel Desailly, em 2004. Naquela temporada, o Chelsea voltaria a ganhar um título inglês depois de 50 anos. E era só o começo.

 

2. Gol antológico contra o Barça

Getty Images

Pelas oitavas de final da Liga dos Campeões de 2005, o Chelsea decidia a vaga em casa contra o Barcelona, de Ronaldinho e Eto'o. Vencia por 3 a 2, e só precisava de mais um gol para avançar. No finzinho, Terry subiu mais alto que todo mundo no escanteio e selou a classificação heroica.

 

3. Escândalo sexual

03
No começo de 2010, ano de Copa do Mundo, estourou a notícia de que John Terry teria um caso com a mulher do ex-colega Wayne Bridge, a modelo francesa Vanessa Perroncel. No fim, ele conseguiu o perdão da esposa. Mas não do técnico da Inglaterra, Fabio Capello, que tirou a faixa de capitão dele. No reencontro com Bridge, Terry até tentou cumprimentá-lo, mas…

 

4. Desrespeito em 11 de setembro

04Getty Images

O atentado em Nova York fez com que o compromisso do Chelsea na Copa da Uefa fosse adiado, o que deu tempo livre para Terry beber algumas na companhia de Frank Lampard, Eidur Gudjohnsen e Jody Morris em um bar perto do aeroporto de Heathrow. Acontece que eles se excederam, e alguns americanos que estavam perto se sentiram ofendidos. Terry e os colegas acabaram multados em duas semanas de salário.

 

5. Caso de racismo

05
Em outubro de 2011, Terry usou termos racistas em uma discussão de jogo com Anton Ferdinand, do QPR. Foi absolvido na Justiça, mas a federação determinou que ele entregasse a faixa de capitão da seleção inglesa. O técnico Fabio Capello não concordou e se demitiu. Terry, por sua vez, anunciou aposentadoria da seleção. E, de novo, ficou no vácuo em um aperto de mão. Desta vez, com o irmão de Anton, o zagueiro Rio Ferdinand.

 

6. Carrinho de cabeça

06
Terry ficou conhecido por sua raça incondicional, às vezes até mesmo inconsequente. Como neste lance contra a Eslovênia durante a Copa de 2010. Já pensou se ele consegue acertar a bola?

 

7. Escorregão no pênalti

07
Não era só um pênalti. Era o pênalti do título da Liga dos Campeões de 2008. Depois de parar o ataque do Manchester United formado por Tevez, Rooney e Cristiano Ronaldo, a final foi para a decisão por pênaltis, e ele só precisava estufar a rede e comemorar. Mas acabou escorregando na hora de chutar, e a bola não entrou. O United aproveitou e foi campeão.

 

8. Comemoração que virou meme

8
O título da Liga dos Campeões viria quatro anos depois, com a vitória dramática sobre o Bayern de Munique na final de 2012. Terry não participou daquele jogo porque estava suspenso. Assistiu da arquibancada, com traje social. Mas, depois da vitória na decisão por pênaltis, ele apareceu no campo com o uniforme do Chelsea, como se tivesse participado da partida. Acabou virando meme:

8a8b8c

 

9. Já jogou até no gol

09
Em outubro de 2006, o goleiro Petr Cech sofreu uma fratura na cabeça nos primeiros segundos do jogo contra o Reading, lesão que o fez adotar o famoso capacete. Seu substituto, Carlo Cudicini, também levou uma pancada no final do jogo e saiu inconsciente. Como Mourinho já tinha feito as três alterações, Terry foi para o gol. Fatavam poucos minutos, e ele não teve muito trabalho para segurar a vitória por 1 a 0.

 

10. Sim, ele vestiu outra camisa

10
Terry sempre foi jogador do Chelsea, mas vestiu a camisa do Nottingham Forest durante seis partidas em 2000, por empréstimo. Na época, o técnico-jogador Gianluca Vialli tinha a intenção de vendê-lo, e o Chelsea chegou a aceitar uma proposta do Hull City. Mas Terry se recusou a sair do Chelsea. E o resto é história.

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação