Topo

Blog da Redação

10 times europeus que tentam se virar sem patrocínio na camisa

UOL Esporte

05/11/2016 06h00

Neste Brasileirão, todos os times estamparam a parte da frente de suas camisas com anúncios de patrocinadores. Na Europa, não tem sido tão fácil, principalmente na Itália e na Espanha. Veja a seguir os clubes que estão de "uniforme limpo" nas principais ligas europeias:

1. Roma

Paolo Bruno/Getty Images

Paolo Bruno/Getty Images

O time vai completar quatro anos sem exibir patrocínio máster em sua camisa. Entre os motivos apontados para a demora estão a alta pedida do clube e a adaptação às regras do fair play financeiro.

 

2. Lazio

Paolo Bruno/Getty Images

Paolo Bruno/Getty Images

O maior rival da Roma também está sem patrocínio na camisa. Só que há bem mais tempo: pela nona temporada seguida, o manto celeste não estampa nenhuma marca.

 

3. Sampdoria

Getty Images

Getty Images

Pela segunda temporada seguida, o time de Gênova está sem patrocinador máster. Ao menos pode contar com o anúncio da montadora coreana SsangYong estampado embaixo do número, na parte de trás da camisa.

 

4. Valencia

Denis Doyle/Getty Images

Denis Doyle/Getty Images

Em 2015, o diretor de marketing avisou que a camisa do Valencia continuaria em branco caso ninguém estivesse disposto a pagar 10 milhões de euros (R$ 35 milhões na cotação atual). Neste ano, ele baixou a pedida e já aceitaria algo entre seis e oito milhões de euros. Não adiantou.

 

5. Betis

Aitor Alcalde/Getty Images

Aitor Alcalde/Getty Images

Depois que as autoridades espanholas suspenderam o patrocínio do grupo chinês UED Sports, do ramo de apostas, o time passou a procurar outro parceiro e ficou apenas com o anúncio da marca de celulares Wiko na parte de trás da camisa.

 

6. Osasuna

Juan Manuel Serrano Arce/Getty Images

Juan Manuel Serrano Arce/Getty Images

O clube de Pamplona conta com anunciantes apenas na manga, e ainda está à espera de um parceiro que banque o espaço principal na camisa.

 

7. Alavés

Gonzalo Arroyo Moreno/Getty Images

Gonzalo Arroyo Moreno/Getty Images

Mais um time espanhol que não conseguiu patrocínio para a temporada, o Alavés chegou a fazer uma parceria com a campanha "Save The Children" em quatro partidas da Liga.

 

8. Bordeaux

Manuel Blondeau/Icon Sport via Getty Images

Manuel Blondeau/Icon Sport via Getty Images

Depois do fim da longa parceria com a montadora Kia, o clube francês enfrenta dificuldades para encontrar um novo anunciante para o espaço nobre de sua camisa.

 

9. Moreirense

Gualter Fatia/Getty Images

Gualter Fatia/Getty Images

Os times do Campeonato Português também enfrentam dificuldades parecidas com os do Espanhol, mas enquanto Braga e Vitória Guimarães se viram com patrocínios pontuais, o Moreirense segue sem nenhum parceiro na camisa.

 

10. Dinamo Zagreb

Srdjan Stevanovic/Getty Images

Srdjan Stevanovic/Getty Images

O time croata é o único da fase de grupos da Liga dos Campeões que não tem patrocínio na camisa. O Rostov, da Rússia, também tem entrado em campo de camisa limpa, mas só na competição continental. É que o clube tem um patrocínio no Campeonato Russo e fechou outro só para a Champions, mas a Uefa não autorizou.

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação