Topo

Blog da Redação

Time grande não cai? 9 gigantes da Europa que já foram rebaixados

UOL Esporte

11/11/2016 06h00

Time grande não cai? Então é melhor parar de chamar estes clubes de "gigantes europeus"…

1. Bayern de Munique

Reuters

Antes de se tornar o maior campeão da Alemanha e cinco vezes vencedor da Champions, o Bayern sentiu o gostinho da segunda divisão em 1955, quando foi rebaixado pela primeira e única vez. O Campeonato Alemão como conhecemos hoje não existia, e o time disputava a Oberliga Süd, uma das competições regionais que serviam como eliminatórias para o torneio nacional antes da criação da Bundesliga em 1963.

 

2. Borussia Dortmund

AFP

Já tinha sido campeão alemão três vezes quando foi rebaixado em 1972. E não foi nada fácil conseguir voltar. O acesso só veio quatro anos depois, em 1976. Depois disso, o Dortmund ganharia a Bundesliga outras cinco vezes e chegaria ao título da Liga dos Campeões (e mundial) em 1997.

 

3. Atlético de Madri

AP

Além de dois rebaixamentos nos primórdios do Campeonato Espanhol, os Colchoneros sofreram o maior golpe em 2000, quando caíram para a segundona e só conseguiram o acesso dois anos depois. A redenção viria com os títulos da Liga Europa em 2010 e 2012 e a reconquista do Espanhol em 2014.

 

4. Juventus

Reuters

Caiu apenas uma vez em sua história, e não foi no campo. O envolvimento no escândalo de manipulação de resultados em 2006 fez a Vecchia Signora ser rebaixada para a segunda divisão no "tapetão". O acesso veio rápido, e a Juventus logo voltaria a dominar o futebol italiano.

 

5. Milan

Olivier Morin/AFP

Assim como a Juve, caiu pela primeira vez por causa de uma punição decorrente de um escândalo em 1980. Voltou no ano seguinte, mas não conseguiu se manter na Série A e foi rebaixado de novo em 1982. Após o bicampeonato da segundona, o Milan se firmou na elite e montou um time que ganharia tudo no final da década de 80.

 

6. Arsenal

AP

Rebaixado pela única vez em 1913, só conseguiu voltar no "tapetão". Foi promovido em 1919 ao vencer uma votação entre os representantes da liga para definir os participantes do primeiro campeonato depois da Primeira Guerra Mundial.

 

7. Liverpool

EFE

Antes de conquistar cinco títulos da Liga dos Campeões, os Reds foram rebaixados três vezes no Inglês, a última delas em 1955, quando o time amargou nada menos que oito temporadas na segunda divisão até conseguir voltar para a elite.

 

8. Manchester United

Reuters

O clube mais valioso da Inglaterra já foi rebaixado cinco vezes, quatro delas antes da Segunda Guerra Mundial. A queda mais surpreendente aconteceu em 1974, quando já era uma potência campeã da Europa. Logo na primeira tentativa, o time conseguiu o acesso e nunca mais deixou a elite.

 

9. Chelsea

AFP

Antes de virar potência nos anos 2000, o clube de Londres foi rebaixado seis vezes, a última delas em 1988. Voltar para a elite nem sempre foi tarefa simples para o Chelsea, que chegou a passar cinco anos na segunda divisão entre 1979 e 1984.

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação