Topo

Blog da Redação

Universidade da bola: veja a seleção dos jogadores com diploma

UOL Esporte

14/04/2017 06h00

Além de defenderem seus clubes, estes jogadores arrumaram tempo para concluir o ensino superior. Com vocês, o time mais culto do futebol mundial:

GIORGIO CHIELLINI

Reprodução/Facebook

O zagueiro da Juventus e da seleção italiana teve sua tese de doutorado aprovada com nota máxima na Escola de Gestão e Economia da Universidade de Turim. O tema foi o modelo de negócios da Juventus e como o marketing do clube contribuiu para o sucesso dentro de campo.

VICTOR

Getty Images

Entre 2001 e 2006, o goleiro do Atlético-MG estudou na Escola Superior de Educação Física de Jundiaí, na época em que defendia o Paulista. "Eu fiz esse curso por estar no início da carreira e no futebol é tudo muito incerto, você não sabe o dia de amanhã", justificou.

 

DANILO FERNANDES

Jeremias Wernek/UOL

Como ele era terceiro ou quarto goleiro do Corinthians no começo da carreira, nem sempre era chamado para a concentração. E resolveu aproveitar o tempo livre para fazer faculdade de Administração, concluída no final de 2011.

 

RAFAEL CABRAL

Fernando Donasci/UOL

Antes de subir para os profissionais do Santos, o goleiro começou a estudar Educação Física e Esporte na Unisanta. Em 2011, já como titular do time, recebeu o diploma.

 

SIMON MIGNOLET

Getty Images

Formado em Ciências Políticas, o goleiro do Liverpool e da Bélgica foi além: "Graças aos meus estudos, falo cinco idiomas fluentemente e isso ajuda na comunicação com os companheiros. E também ajuda a ter uma vida que não gira tanto em torno do futebol".

 

ANDRÉS INIESTA

Manu Fernandez/AP

O maestro do Barça e da seleção espanhola é licenciado em Ciências da Atividade Física e do Esporte pela Universidade Ramon Llull, de Barcelona.

 

JUAN MATA

EFE

Estudando à distância, o meia do Manchester United conseguiu se formar em dois cursos na Universidade Camilo Jose Cela, de Madri: Marketing e Ciências do Esporte.

 

HENRIKH MKHITARYAN

Getty Images

O armênio do Manchester United também possui dois diplomas: um em Educação Física e outro em Economia.

 

NIGEL DE JONG

Getty Images

O volante holandês se formou em Economia e é dono de uma revenda de carros clássicos na Alemanha.

 

ESTEBAN GRANERO

Reuters

Revelado pelo Real Madrid e hoje na Real Sociedad, o meia é formado em Psicologia. Mas já chegou a declarar que "o Real Madrid é uma escola muito mais improtante do que qualquer universidade".

 

YUTO NAGATOMO

Getty Images

O jogador da Inter de Milão se formou em Economia no Japão e tem dois livros publicados.

 

ROMELU LUKAKU

Reuters

O atacante belga é formado em Turismo e fala cinco línguas: inglês, holandês, francês, congolês e espanhol.

 

LOCO ABREU

AFP

Formado em Jornalismo, o atacante uruguaio já trabalhou no jornal da sua cidade e teve um programa de TV no país.

 

PAULO ANDRÉ

Divulgação

Ele ficou conhecido como "zica das artes" por causa do seu interesse por quadros e livros, e não parou por aí. O zagueiro é formado em Educação Física e está cursando uma pós-graduação em Administração do Esporte.

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação