Topo

Blog da Redação

Índia, Qatar, 2ª dos EUA...10 ligas com jogadores campeões mundiais, e Brasil não tem nenhum

UOL Esporte

08/05/2017 04h00

Desde que Gilmar, Zetti, Cafu, Ricardo Rocha, Branco, Zinho, Müller e Ronaldo voltaram como tetracampeões dos Estados Unidos pra jogar o Campeonato Brasileiro de 1994, sempre o Brasil teve um jogador campeão mundial atuando no país. Isso durou até 2015, após a aposentadoria de Rogério Ceni. De lá pra cá, nenhum mais.

Entre as ligas mais conhecidas do planeta, o Campeonato Brasileiro é um dos poucos que não terá nenhum jogador campeão mundial por seleção desfilando nos gramados.

Principais ligas da Europa, Alemanha, França, Inglaterra, Espanha, Itália e Portugal têm campeões do mundo por lá. Os alemães, atuais campeões do Mundial de 2014, no Brasil, são os que mais têm: um total de 15 campeões. Além de 13 que estiveram no histórico time do 7 a 1, há dois membros da seleção espanhola de 2010; Xabi Alonso e Javi Martinez, ambos do Bayern de Munique.

Logo depois vêm a Inglaterra, com 11. Mas, como se sabe que os ingleses não ganham um Mundial desde 1966, obviamente todos são estrangeiros, ou alemães ou espanhóis. Mas o que chama a atenção é que se o Brasil não tem, há alguns países bem alternativos podem dizer que tem campeões do mundo em suas ligas.

A Índia, por exemplo, tem Lúcio (FC Goa), um dos três únicos brasileiros campeões mundiais que ainda estão na ativa. Os outros são Kaká (Orlando City) e Kléberson (Fort Laudardale Strikers), que atuam nos Estados Unidos. O segundo ainda não joga na MLS, principal liga do país, mas em uma outra secundária.

O país da América do Norte, por sinal, tem um total de cinco campeões mundiais, envolvendo 4 nacionalidades dos últimos campeões (Alemanha-2014, Espanha-2010, Itália-2006 e Brasil-2002). Além de Kaká e Kleberson, jogam por lá Pirlo, Villa (New York City) e Schweinzteiger (Chicago Fire).

Até mesmo o Qatar, onde joga Xavi (Al Sadd), ex-Barcelona, há um campeão mundial por lá. Outros dois alternativos são da Europa mesmo: a Turquia, que tem Podolski no Galatasaray (em julho ele jogara no Japão) e o País de Gales, que joga a Liga Inglesa, que tem o espanhol Llorente (Swansea City).

No total, são 11 ligas no mundo todo com jogadores campeões mundiais por seleções. Curiosidade à parte fica com a Itália: os tetra mundiais ainda têm cinco jogadores remanescentes de 2006 que estão na ativa ainda: Buffon, Barzagli, Totti, De Rossi e Zaccardo. Além deles, ainda há na Velha Bota os espanhóis Albiol e Reina e o alemão Khedira).

Em que liga estão os campeões mundiais por seleções:

Alemanha – 15 (Xabi Alonso, Javi Martinez, Neuer, Lahm, Boateng, Hummels, Hoeveds,  Goetze, Müller, Schurle, Kramer, Weinsfeller, Durm, Ginter e Grosskreutz)

Inglaterra – 11 (Arbeloa, Fábregas, Valdés, Juan Mata, Pedro, David Silva, Jesus Navas, Ozil, Mertesacker, Mustafi e Zieler)

Itália  – 8 (Albiol, Reina, Khedira, Buffon, Barzagli, Totti, De Rossi e Zaccardo)

Espanha – 6 (Iniesta, Pique, Fernando Torres, Sérgio Ramos, Busquets e Kroos)

Estados Unidos – 5 (Kaka, Pirlo, Villa, Schweinzteiger e Kleberson)

Qatar – 1 (Xavi-ESP )

Turquia – 1 (Podolski-ALE)

País de Gales – 1 (Llorente-ESP)

Índia – 1 ( Lúcio-BRA)

Portugal – 1 (Casillas-ESP)

França – (Draxler-ALE)

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação