Topo

Blog da Redação

Qual é o maior alçapão da Europa? Veja o ranking dos melhores mandantes

UOL Esporte

25/05/2017 04h00

Terminar a temporada sem nenhuma derrota em casa é um feito que apenas um time europeu conseguiu 2016/17. Veja a seguir quais foram os estádios que mais fizeram a diferença a favor dos clubes mandantes:

10. SANTIAGO BERNABÉU

Shaun Botterill/Getty Images

Campeão nacional e finalista da Liga dos Campeões, o Real Madrid perdeu apenas dois jogos em casa na última temporada: para o Celta, na Copa do Rei, e para o Barcelona, no Espanhol. Com 21 vitórias, cinco empates e duas derrotas, teve aproveitamento de 80,9% dos pontos disputados em casa.

 

9. ALLIANZ ARENA

Jan Hetfleisch/Getty Images

O Bayern de Munique terminou o Campeonato Alemão invicto em casa, mas sofreu duas derrotas decisivas em seus domínios: para o Borussia Dortmund, na Copa da Alemanha, e para o Real Madrid, na Liga dos Campeões. No geral, foram 20 vitórias, quatro empates e duas derrotas, com aproveitamento de 82%.

 

8. ESTÁDIO DA LUZ

Carlos Rodrigues/Getty Images

A única derrota do Benfica em seu estádio na última temporada foi para o Napoli, na fase de grupos da Liga dos Campeões. Jogando em Lisboa, foram 20 vitórias, cinco empates e uma derrota, com aproveitamento de 83,3%.

 

7. CAMP NOU

Michael Regan/Getty Images

Apesar de ter ficado em segundo no Campeonato Espanhol, o Barcelona teve o melhor aproveitamento em casa na competição, com apenas uma derrota sofrida para o Alavés, na terceira rodada. No total das competições, foram 25 vitórias, cinco empates e uma derrota, com aproveitamento de 85%.

 

6. WHITE HART LANE

Laurence Griffiths/Getty Images

Na temporada de despedida do estádio londrino, o Tottenham fez bonito e terminou invicto em casa no Campeonato Inglês. As duas derrotas sofridas diante da torcida foram na Liga dos Campeões, e acabaram sendo decisivas para a eliminação na fase de grupos. Mesmo assim, o aproveitamento total foi de 85,1%, com 22 vitórias, três empates e duas derrotas. O estádio fundado em 1899 agora dará lugar a uma nova arena.

 

5. CELTIC PARK

Mark Runnacles/Getty Images

O campeão escocês se manteve invicto em casa em todas as competições domésticas, mas na Liga dos Campeões o buraco é mais embaixo: duas derrotas em Glasgow na fase de grupos e eliminação precoce. Mesmo assim, os números do Celtic jogando no próprio estádio foram impressionantes: 25 vitórias, três empates e duas derrotas, com 86,6% de aproveitamento.

 

4. LOUIS II

Julian Finney/Getty Images

Mesmo sem uma média de público à altura da temporada do time, o Monaco se impôs jogando em casa na temporada, desempenho que poderia ter sido melhor se não fosse a derrota para a Juventus que minou suas chances de classificação na semifinal da Liga dos Campeões. O aproveitamento no estádio foi de 89,2%, com 27 vitórias, dois empates e duas derrotas.

 

3. DE KUIP

Dean Mouhtaropoulos/Getty Images

O Feyenoord acabou com uma fila de 18 anos no Campeonato Holandês com uma campanha impecável, sem nenhuma derrota em casa. O único resultado negativo em Rotterdam aconteceu na Liga Europa, diante do Fenerbahce, no jogo que eliminou o time holandês na fase de grupos da competição. No total, foram 20 vitórias, dois empates e uma derrota, com aproveitamento de 89,8%.

 

2. STAMFORD BRIDGE

Shaun Botterill/Getty Images

Fora das competições europeias na última temporada, o Chelsea nadou de braçada nos campeonatos domésticos e teve um aproveitamento de 91,3% dos pontos disputados em casa, com apenas duas derrotas sofridas no Campeonato Inglês, para Liverpool e Crystal Palace. Somando os jogos da Copa da Inglaterra e da Copa da Liga, foram 21 vitórias, duas derrotas e nenhum empate jogando em seu estádio.

 

1. JUVENTUS STADIUM

Richard Heathcote/Getty Images

Campeão italiano, da Copa da Itália e finalista da Liga dos Campeões. A temporada inesquecível da Juventus também pode ser resumida pelos números jogando em casa: 25 vitórias, três empates e nenhuma derrota. Com 92,8% de aproveitamento em seus domínios, a Juve é a única equipe europeia que terminou a temporada invicta jogando em seu estádio.

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação