Topo

Blog da Redação

Cheios de manias: 11 hábitos estranhos dos técnicos de futebol

UOL Esporte

16/07/2017 06h00

No fim das contas, todo treinador acaba virando um torcedor. Ele arma o time, monta uma estratégia, passa as instruções, grita, gesticula, faz substituições… Mas, na hora H, só resta ficar na beira do gramado torcendo para que dê tudo certo. E cada um tem o seu jeuto estranho de aliviar a tensão:

1. PEP GUARDIOLA
Apesar de não ter cabelo, o técnico do City vive coçando a cabeça. Daniel Alves confirmou, em seu texto para The Players' Tribune, que o técnico costuma fazer isso antes de ter uma ideia no vestiário: "É como se ele estivesse massageando o cérebro, procurando o gênio para agarrá-lo".

Rui Vieira/AP

 

2. LAURENT BLANC
Às vezes, parece um pirulito, mas na verdade o que o ex-técnico do PSG gosta de ficar mastigando são aquelas pequenas pás de plástico usadas para mexer café.

Reuters

 

3. MARCELO BIELSA
"El Loco" Bielsa tem muitas manias, e uma delas é assistir aos jogos sentado num cooler tomando café. Certa vez, durante uma partida do Olympique de Marselha, um auxiliar deixou seu copo de café sobre o cooler. Ele não viu, e aconteceu isto:

 

4. DANIEL PASSARELLA
O ex-jogador e treinador argentino costumava acender um cigarro para aliviar a tensão dos jogos, como nesta foto de 1999, feita durante um amistoso entre Uruguai e Costa Rica.

Antonio Garcia/AP

 

5. MURICY RAMALHO
O ex-treinador tinha o hábito de devorar chicletes durante os jogos. Mesmo enquanto passava instruções, estava sempre mastigando.

Rubens Chiri/SPFC

 

6. ALEX FERGUSON
O lendário treinador do Manchester United superava Muricy no vício em chicletes. Virou sua marca registrada.

 

7. CARLO ANCELOTTI
Já reparou que a sobrancelha esquerda dele está sempre levantada? "Não consigo controlar", admitiu. "Não há nenhuma razão para isso".

Paul Gilham/Getty Images

 

8. JUAN CARLOS OSORIO
Enquanto o jogo está rolando, o treinador colombiano parece estar escrevendo um livro…

Gazeta Press

 

9. ADILSON BATISTA
Ele tem o involuntário e curioso hábito de encharcar suas camisas durante os jogos, como se estivesse correndo junto com os jogadores.

Divulgação

 

10. CUCA
O hábito de roer unhas do técnico palmeirense causou confusão no Brasileiro de 2016, quando o STJD recebeu denúncias de que ele e o goleiro Fernando Prass estariam se comunicando via ponto eletrônico…

 

11. JOACHIM LÖW
O técnico da Alemanha é o rei dos hábitos estranhos. E nojentos. Comer meleca de nariz é só um deles.

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação