Topo

Blog da Redação

Perdendo ou ganhando, estas 10 torcidas estão sempre de ressaca

UOL Esporte

22/07/2017 06h00

Reprodução

Já que, como diz o ditado, "ninguém faz amigos bebendo leite", muitos torcedores se unem graças a dois prazeres em comum: o time de coração e a mesa de bar. Com seus nomes engraçados e a proposta de pregar a paz nos estádios, as chamadas "torcidas chope" se popularizaram tanto que chegaram a criar uma liga nacional. Conheça algumas delas a seguir.

1. CORINGÃO CHOPP
Em 1989, um grupo de amigos corintianos que se reunia para jogar bola em São Bernardo do Campo começou a se organizar para ir aos jogos do Corinthians. A turma cresceu e, na hora de escolher o nome, pensaram: "Gostamos de beber e do Corinthians… então por que não Coringão Chopp?".

 

2. FLA MANGUAÇA
"Embriagados pelo Mengão" é o lema da torcida fundada em 1995, ano do centenário do clube. "Hoje somos reconhecidos e admirados por nossa linha de conduta que repudia todo e qualquer tipo de violência e prima pela irreverência e o bom-humor", diz o perfil da torcida no site Organizadas Brasil.

 

3. CACHAZEIROS
A Torcida Alcoolizada Cachazeiros foi fundada em 2007 e já se organizou bastante desde então, com direito a loja virtual e canal no Youtube. A marca registrada deles, além da cachaça e da paixão pelo Cruzeiro, é a camisa quadriculada azul e branca e o lema "Sempre bebi, mas nunca caí!".

 

4. BOTACHOPP
A maior torcida chopp do Botafogo nasceu em 2003, quando o time estava disputando a Série B pela primeira vez. O grupo cresceu, ganhou subdivisões em outras cidades (chamadas de "barris") e segue marcando presença nos jogos do time. Até o Zeca Pagodinho já prestigiou o movimento.

 

5. FOGORÓ
Fundada em 2012 por ex-integrantes de outras organizadas do Botafogo, foi a primeira torcida do Rio a ter um programa de sócio-torcedor específico para seus membros. Suas subsedes são chamadas de "alambiques", e uma das mais presentes é a de Curitiba, que faz caravanas para os jogos do time no sul do país.

 

6. FLU BAR
Tudo começou quando, em 2008, um grupo de amigos se organizou pela internet para assistir à estreia do Fluminense na Libertadores em um bar de Copacabana. Nascia a torcida Flu Bar, cujo lema é "Bebendo & Torcendo".

 

7. BACALHAU CHOPP
Quando um grupo de amigos do bairro carioca do Méier se reuniu para criar a torcida, em 2008, outros nomes foram testados: Vaschopp, Vasco Chopp, Caneco Vascaíno… Até que decidiram batizá-la de "Grêmio Recreativo Bacalhau Chopp".

Reprodução/Organizadas Brasil

 

8. SPORT CHOPP
Fundada em 2006, está entre as torcidas mais presentes do Sport, com direito a um bandeirão que cobre toda a arquibancada da Ilha do Retiro.

 

9. CEARÁ CHOPP
A Torcida Alcoolizada Ceará Chopp existe desde 2005 e conta com uma sede que funciona como loja e bar onde os torcedores se reúnem para assistir aos jogos.

 

10. BARRIGUEIRA
Autointitulada "a primeira torcida chopp do sul do Brasil", não leva a bebida no nome, mas sim um dos seus efeitos colaterais. Foi fundada em 2002 sob o lema "Porque o Figueira é dez e o meu uísque é doze".

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação