Topo

Blog da Redação

Se quicar, ele chuta: a língua afiada de Henry não perdoa ninguém

UOL Esporte

17/08/2017 06h00

Aos 40 anos, Henry também trabalha como assistente da seleção belga (AP)

Thierry Henry, a lenda do Arsenal e da seleção francesa, um dos atacantes mais letais de sua geração, está completando 40 anos nesta quinta-feira. Depois de ganhar tudo como jogador, ele se aposentou em 2014 para virar comentarista do canal britânico Sky Sports, e o desempenho na nova profissão dividiu opiniões. Mas seu jeito sincerão já causava polêmica muito antes disso…

"Brasileiros não estudam"

Lionel Cironneau/AP

Na Copa de 2006, Henry foi o autor do gol que eliminou o Brasil nas quartas de final. Dias antes, ele fez um comentário irônico sobre a habilidade dos brasileiros no futebol: "É difícil definir os jogadores do Brasil, pois eles já nascem com a bola nos pés. Quando eu era criança, precisava estudar das 7h às 17h. Pedia ao meu pai para jogar bola, e ele dizia que só depois de estudar. Já os brasileiros jogam futebol das 8h às 18h".

 

Gol de mão

AFP

O gol que classificou a França para a Copa de 2010 (e eliminou a Irlanda) nasceu de uma jogada em que Henry dominou a bola com a mão antes de cruzar para o zagueiro Gallas marcar de cabeça. Depois do jogo, o atacante foi bem sincero: "Sim, houve mão, mas eu não sou o árbitro".

 

Henry x Giroud

Reuters

Uma das principais vítimas de seus comentários ácidos na TV britânica foi o atacante francês Olivier Giroud, do Arsenal. Em 2015, depois que os Gunners ficaram sem chance de título no Inglês, ele disse: "Giroud está indo bem, mas você pode ganhar a liga com ele? Eu não acredito". Depois, mudou o tom e falou que "nunca criticou Giroud, apenas disse que ele não podia ser a única opção do Arsenal". Mas, na Copa de 2014, ele soltou uma gargalhada ao vivo na BBC quando Alan Shearer mencionou a lentidão de Giroud no jogo contra a Alemanha.

 

Henry x Özil

Getty Images

"Ele não tem vontade de entrar na área. Se você quer ser um dos melhores jogadores do mundo, não pode ser apenas o cara das assistências", declarou Henry em 2015, ao comentar o desempenho do meia alemão Mesut Özil no Arsenal. "Contra times do topo da tabela, ele tem duas assistências e nenhum gol. Não é o suficiente. Desde que chegou ao Arsenal, fez 14 assistências. Fàbregas tem 16 assistências em uma só temporada", comparou.

 

Henry x Wenger

Adrian Dennis/AFP

Depois que o Arsenal ficou com o vice no Campeonato Inglês em 2016, Henry criticou a política de transferências do técnico Arsène Wenger: "Dizem que o Arsenal é rico, que tem dinheiro e pode competir com qualquer um no mercado. Mas, quando a temporada começa, não consegue competir no mercado. Eu simplesmente não entendo". Em outra ocasião, ainda como técnico do Arsenal sub-19, Henry disse que "nunca ouviu os torcedores do Arsenal tão irritados" quanto na derrota em casa para o Swansea em março de 2016. Wenger então respondeu: "Ele não tem a exata dimensão para medir o nível de raiva das pessoas, porque ele se senta nos melhores lugares no estádio".

 

Henry x Chicharito

Reuters

Outro alvo da corneta de Henry foi o atacante mexicano Javier "Chicharito" Hernandez, na época em que ainda defendia o Real Madrid. Foi dele o gol da classificação contra o Atlético na Liga dos Campeões de 2015. Henry só não entendeu por que ele comemorou tanto: "Foi como se ele tivesse ganhado a Copa do Mundo. Era melhor celebrar com Cristiano Ronaldo, que criou a jogada". O francês ainda criticou os gols perdidos pelo mexicano: "Ele teve pelo menos mais duas chances, uma com a esquerda e outra com a direita. Tem que agradecer ao Ronaldo por ter feito o gol".

 

Piadinha com o Manchester United


Em 2016, quando o Leicester arrancou um empate contra o West Ham graças a um pênalti polêmico no fim do jogo, Henry não perdeu a oportunidade de zoar o antigo rival Manchester United, que tem a fama de ser beneficiado com pênaltis duvidosos. "Este foi daqueles que costumavam marcar a favor o United", disparou Henry, antes de soltar uma gargalhada.

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação