Topo

Blog da Redação

7 casos de times que despencaram na tabela e perderam o título

UOL Esporte

23/09/2017 06h00

1. Grêmio 2008

Alexandre Lops/AI Inter

Na abertura do segundo turno, o Grêmio venceu o São Paulo por 1 a 0 no Olímpico e disparou na liderança. A diferença para o segundo colocado, o Cruzeiro, era de cinco pontos. E o São Paulo estava lá atrás, em quinto, com 11 pontos a menos. A reviravolta aconteceu na 33ª rodada. Depois de uma série de resultados ruins, o Grêmio levou 4 a 1 do Inter e perdeu a liderança para o São Paulo, que arrancou para conquistar o inédito tricampeonato.

 

2. Palmeiras 2009

Adriano Vizoni/Folhapress

Com gols de Diego Souza e Vágner Love, o Palmeiras venceu o clássico contra o Santos na Vila Belmiro e disparou na liderança ao fim da 27ª rodada. O time de Muricy Ramalho tinha cinco pontos de vantagem em relação ao São Paulo, que era o segundo colocado. Mas o título não ficaria com nenhum dos dois. O Flamengo estava em sexto, com 10 pontos a menos. Poucos imaginavam que, na última rodada, o Palmeiras trocaria de posição com o Flamengo. Foi o que aconteceu. O rubro-negro levantou a taça, e o Palmeiras não conseguiu nem uma vaga para a Libertadores.

 

3. Boca Juniors 2006

Natacha Pisarenko/AP

O título do Apertura parecia estar nas mãos do Boca Juniors, que tinha quatro pontos de vantagem para o vice-líder Estudiantes a duas rodadas do fim. No campeonato inteiro, o time do goleador Martín Palermo só tinha perdido um jogo, no clássico contra o River Plate. O improvável aconteceu, e o Boca perdeu os dois últimos jogos. Já o Estudiantes venceu um e empatou outro. Com a igualdade na classificação, o título foi decidido em uma final em campo neutro, no estádio do Vélez. O Estudiantes ganhou de virada, quebrou um jejum de 23 anos e consagrou o técnico Diego Simeone, hoje no Atlético de Madri.

 

4. Liverpool 2014

Dylan Martinez/Reuters

Entre fevereiro e abril, o Liverpool conseguiu emplacar uma série de 11 vitórias seguidas no Campeonato Inglês. Tudo levava a crer que o jejum de 24 anos estava chegando ao fim. Mas ainda faltavam três jogos, e o Manchester City estava na cola. O primeiro desafio era o Chelsea, em casa. O time de José Mourinho estava de olho na semifinal da Champions, e não chegou a usar força total. Mesmo assim, venceu por 2 a 0 depois de uma falha do ídolo e capitão Gerrard, que escorregou e deixou Demba Ba livre para marcar. Na rodada seguinte, o Liverpool abriu 3 a 0 sobre o Crystal Palace, mas cedeu o empate. Foi quando Suárez percebeu que o título estava perdido… O City não perdoou e levantou a taça.

 

5. Arsenal 2003

Clive Mason/Getty Images

O time de Arsène Wenger estava bem perto do bicampeonato inglês. Faltando nove rodadas, a vantagem para o vice-líder Manchester United era de cinco pontos. Thierry Henry estava em grande fase, e não havia motivos para apostar em uma reviravolta. Acontece que o United tinha Ruud van Nistelrooy, que terminou como artilheiro e comandou uma arrancada histórica dos Red Devils nos últimos jogos. Enquanto isso, o Arsenal só tropeçava. No fim, o Manchester United foi campeão com cinco pontos de vantagem sobre o Arsenal.

 

6. Leverkusen 2002

Michael Sohn/AP

O Bayer Leverkusen tinha um timaço em 2002, com vários jogadores convocados para a seleção alemã vice-campeã do mundo – entre eles Michael Ballack, sua principal estrela. Faltando apenas três jogos para o fim do Campeonato Alemão, a vantagem na liderança era de quatro pontos em relação ao Borussia Dortmund, segundo colocado. Mas o Leverkusen fez apenas três pontos nos últimos três jogos. E o Dortmund, liderado pelo artilheiro Amoroso, acabou ficando com a taça no final.

 

7. Real Madrid 2004

Domenico Stinellis/AP

Os "galácticos" já tinham Ronaldo, Raúl, Figo e Zidane quando David Beckham chegou como reforço. Confirmando as expectativas, o Real Madrid fazia uma campanha tranquila rumo ao título espanhol. Chegou a abrir sete pontos de vantagem na liderança. Mas ainda faltavam 12 rodadas, que seriam um pesadelo para os merengues. Nos últimos sete jogos, foram seis derrotas. Além de perder a taça para o Valencia, o Real Madrid despencou para a quarta colocação no fim do campeonato, e teve que jogar os playoffs da Liga dos Campeões.

 

LEIA TAMBÉM

Os 3 mosqueteiros de Carille dissecam o chefe e o superlíder Corinthians

Veja a classificação e os próximos jogos do Campeonato Brasileiro

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação