Topo

Blog da Redação

Explosivos falham em tentativa de implodir estádio da Copa de 1994

UOL Esporte

03/12/2017 23h32

O Pontiac Silverdome, imponente estádio de Detroit, recebeu quatro jogos na fase de grupos da Copa do Mundo de 1994 – inclusive o empate por 1 a 1 entre Brasil e Suécia. Neste domingo (3), era para parte dele ir abaixo, mas uma falha na implosão de colunas da parte externa da arena causou uma cena inusitada nos EUA.

A demolição da arquibancada superior fracassou, no entanto, e a antiga casa do Detroit Lions, além de palco de um Super Bowl, um All-Star Game da NBA e uma visita do Papa se manteve de pé.

De acordo com a Adamo, empresa responsável pela demolição, 10% dos explosivos usados na implosão não foram disparados. Apesar de parte das colunas terem caído, outras sobraram e são suficientes para a manutenção de toda a arquibancada, evitando um colapso.

A arena de 80 mil lugares estava abandonada e tinha os dias contados desde 2013, quando parte de sua antiga cobertura caiu. A previsão inicial de demolição do estádio era na primavera americana de 2016, depois adiada para este domingo.

Arruinado, o estádio foi notícia nos últimos anos pelos sinais de abandono encontrados. Seu último "dono", o Detroit Lions mudou de casa em 2001 para o mais moderno Ford Field. O passado perdedor da franquia da NFL, no entanto, foi usado como piada para a tentativa fracassada de implosão.

Terry Foster, antigo jornalista que fazia a cobertura dos Lions, brincou que o estádio não caiu porque, no momento das explosões, ainda não era hora de jogo da NFL.

"O Pontiac Silverdome não implodiu nesta manhã. Acho que a construção não está acostumada a implosões em domingos até as 13h", escreveu no Twitter.

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação