Topo

Blog da Redação

E se tivesse FUT no tempo deles? Qual nota merecem os craques dos anos 90

UOL Esporte

16/12/2017 04h00

Raí, Rivaldo, Evair, Giovanni, Neto. Todos esses nomes brilharam nos gramados pelo Brasil e pelo mundo nos anos 90. No entanto, nunca tiveram uma chance de brilhar nos gramados virtuais de Fifa Ultimate Team (FUT). O modo mais famoso do simulador de futebol da EA só teve início em 2011. Por esse motivo, comparamos os destaques do passado com os atletas atuais para sugerir as notas que esses monstros teriam em Fifa 18.

Rivaldo – 93 pontos

Comparável com: Messi, Cristiano Ronaldo, Ronaldo (lendário)

Rivaldo é um caso raro e diferenciado em vários aspectos. O meia é o único jogador dessa lista a ter um card no modo FUT. Já no fim de sua carreira, atuando pelo São Paulo, o pentacampeão recebeu uma nota 75 em Fifa 12. Obviamente, não é um card digno de Rivaldo. Por isso, resolvemos desconsiderar essa versão e dar um tratamento respeitoso às suas temporadas de gala entre 1996 e 2002 nos gramados europeus.

Eleito melhor jogador do mundo em 1999, certamente Rivaldo teria uma pontuação majestosa, como é o caso de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo. Dá para imaginar um card com média próxima dos 93 pontos, assim como o card lendário de seu parceiro de penta, Ronaldo.

Entre os principais atributos do brasileiro, que marcou época com a 10 do Barcelona e da seleção brasileira, certamente, estariam seu poder de finalização, dribles e passes.

Raí – 88 pontos

Comparável com: De Bruyne, Thiago Alcântara, Özil

Carregar a camisa 10 da seleção brasileira nas costas durante uma Copa do Mundo é um feito histórico. Ajudar o time canarinho a vencer o torneio transforma qualquer meia em uma lenda do futebol. Mais do que isso, Raí foi um dos destaques do bicampeonato intercontinental do São Paulo nos anos 90. Décadas antes de Neymar, o craque conquistou a torcida do Paris Saint-Germain.

Por todos estes motivos, Raí provavelmente teria um card bastante poderoso em Fifa 18. Com 88 pontos, o meia-atacante estaria entre os 100 mais do game, próximo de outros destaques dos gramados europeus, como Kevin De Bruyne (89), Özil (88) e de Thiago Alcântara (88). Curiosamente, este último é filho de Mazinho, volante tetracampeão mundial ao lado do próprio Raí, nos EUA.

Evair – 86

Comparável com: Roberto Firmino, Gabriel Jesus, Agüero

O artilheiro que brilhou com as camisas de Guarani, Palmeiras e Vasco nunca teve uma chance de brilhar no modo mais popular do simulador de futebol da EA Sports. O centroavante tinha um faro de gol que o fez ficar conhecido como "matador" após suas duas passagens épicas pelo Palmeiras. Se compararmos com nível atual dos "homens gol" do Brasil, provavelmente, Evair seria figura carimbada nas convocações de Tite.

Levando em conta os centroavantes brasileiros no game e considerando suas contribuições ao futebol brasileiro, podemos propor uma nota 86 para Evair, pouco acima de Roberto Firmino (85) e Gabriel Jesus (84). O craque palmeirense ficaria atrás de alguns dos principais atacantes do momento: Lewandowski (91) e Agüero (90), mas nada que tire o brilho da carreira vitoriosa do matador.

Neto – 84

Comparável com: Juan Mata, Marco Asensio, Deco (lendário)

Com passagem por vários dos principais times do Brasil, o meia Neto brilhou mais intensamente em sua passagem pelo Corinthians. No clube paulista, o atleta canhoto ganhou o apelido de xodó da fiel. Com auge no início dos anos 90, Neto teria um card respeitável no modo FUT, com 84 pontos.

A média é compatível com outros bons meias do game, como os espanhóis Juan Mata (84), Marco Asensio (84) e com um pouco menos de destaque que o card lendário de outro jogador brasileiro: Deco (85). O ponto forte do card imaginário de Neto seria sua habilidade na cobrança de faltas.

Giovanni – 82 pontos

Comparável com: Douglas Costa, Heung Min Son, Arda Turan

Anos antes de Robinho e Diego conquistarem a torcida da Vila Belmiro, uma geração de craques do Santos quase tirou o time da fila nos anos 90. E o principal craque desse momento foi o meia-atacante Giovanni. O toque de bola refinado e o poder de finalização renderam ao jogador uma transferência milionária para o Barcelona.

O meia-atacante, que ainda fez história no Olympiakos da Grécia, teria tudo para ser um dos queridinhos dos fifeiros. Nossa aposta é numa pontuação base de 82 pontos para Giovanni, compatível com a de outros ótimos jogadores da posição na atualidade, como Heung Min Son (Tottenham), Douglas Costa (Juventus) e Arda Turan (Barcelona), ambos com a mesma média de pontos do card imaginário de Giovanni.

Concorda com esses cards imaginários ou acha que algum desses craques dos anos 90 merecia mais moral? Deixe sua opinião nos comentários!

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação