Topo

Blog da Redação

Vinícius Júnior é um dos atletas com maior potencial no Football Manager

UOL Esporte

21/01/2018 07h00

(foto: divulgação/Flamengo)

Sim, é verdade: Vinícius Júnior é um dos melhores jogadores que você pode treinar no Football Manager 2018. Ficou curioso, mas não faz ideia do que é esse nome em inglês? Calma, a gente explica.

Football Manager é uma famosa franquia de jogos de computador da produtora Sports Interactive. Relançado anualmente com melhorias de jogabilidade e, é claro, atualizações do mercado da bola, este simulador de futebol permite que você assuma o controle de um clube dos pés à cabeça.

Como todo bom amante do futebol, é possível que você já tenha desenhado, mesmo que mentalmente, qual seria o elenco dos seus sonhos na vida real. Mas é preciso pensar no futuro: em qual jogador investir para os próximos anos? Aí entra Vinícius Júnior: embora esteja relativamente "cru" no início do jogo, o atleta é um dos mais promissores desta edição.

A base de dados do Football Manager sempre se baseia em dois coeficientes: CA (current ability/habilidade atual) e PA (potential ability/habilidade potencial). Como é de se imaginar, o primeiro número representa como cada atleta está no momento inicial da jogatina, na temporada 2017/2018, e determina o conjunto de estatísticas de habilidade.

As estatísticas de Vinícius Júnior em 2017, no início do game (foto: reprodução/Football Manager)

O segundo mostra até onde ele pode chegar, especialmente se tiver o treinamento adequado e não sofrer com lesões ao longo da trajetória. Vinícius está na categoria "wonderkid" (podemos dizer "menino-maravilha"), a avaliação mais promissora possível, e tem um PA digno de Mbappé e Gabriel Jesus.

A diferença é que os astros do PSG e do Manchester City são caros desde o início do jogo e permanecem assim até o fim. Vinícius Júnior tem um custo-benefício melhor, já que tende a não se firmar de imediato nos primeiros anos de carreira.

Pode atuar em mais de uma posição no ataque – ou até no meio-campo, se você planejar bem seu desenvolvimento no esquema de treinos –, tem bom drible e pode se tornar um grande garçom, já que as finalizações parecem não ser seu forte no game.

Sites especializados na avaliação de jogadores do FM o tratam como "o melhor ponta para o futuro". No entanto, é sensato colocá-lo em um regime de treinos de resistência; caso contrário, o garoto dificilmente aguentará os 90 minutos com tanta correria.

Os números de Vinícius Júnior em 2027 mostram boa evolução em 10 anos (foto: reprodução/Football Manager)

Ao abrir o Football Manager 2018, você descobrirá que o jogador de 17 anos ainda está no Flamengo, mas com data definida para se transferir para o Real Madrid: 12 de julho de 2018, quando chegará à maioridade exigida para atuar na Europa.

Você não precisa estar no comando do clube merengue para desfrutar do potencial de Vinícius Júnior. De acordo com a experiência compartilhada por vários gamers em fóruns na internet, o atacante costuma sofrer para se adaptar ao Real e, eventualmente, deixa a equipe em busca de mais espaço. A não ser que você seja o treinador em Madri, é claro.

Aí entra o seu investimento. Ou poder de convencimento, se quiser conversar com o atleta (para quem nunca jogou: sim, isso é possível) para trazê-lo por empréstimo. Portanto, vale a pena monitorar sua satisfação e situação no time. Já que não é possível prever o futuro na vida real, você pode realizar os sonhos de Vinícius Júnior no game.

Ana Carolina Silva
Do UOL, em São Paulo

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação